Vitamina D: consumo e importância

A presença de hipoavitaminose D tem sido comum em alguns paises em desenvolvimento. Uma vez que a vitamina D possui papel essencial na homeostase do cálcio, essa deficiência merece atenção. O consumo adequado de cálcio e vitamina D, associado a outros fatores, são fundamentais para garantir a saúde dos ossos e evitar doenças como a osteoporose. A deficiência da vitamina D tem sido ainda relacionada a outras doenças, como câncer, diabetes, dentre outras. Sendo assim, pesquisas recentes enfatizam a importância de definir as recomendações nutricionais desse mineral, com o objetivo de evitar complicações relacionadas a sua deficiência. Pesquisa recente detectou deficiência no consumo de vitamina D na maioria da população estudada, a qual era superior a 65 anos. Foi avaliada a relação com a presença de câncer, indicando que o consumo abaixo do recomendado possui relação com o diagnóstico e tratamento e que a suplementação com cálcio e vitamina D em doses recomendadas traria benefícios para o grupo em estudo. Sendo assim, o consumo de vitamina D é de grande importância para a saúde. As recomendações devem ser bem calculadas e orientadas, para que se possam suprir as necessidades, suplementando quando necessário, com o cuidado de não haver o consumo excessivo, o qual prejudica pode prejudicar o organismo.

Fontes: Overcash JA. Vitamin D in older patients with cancer. Clin J Oncol Nurs; 12(4): 655-62, 2008 Aug. Lee WT; Jiang J. The resurgence of the importance of vitamin D in bone health. Asia Pac J Clin Nutr; 17 Suppl 1: 138-42, 2008.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta