O vinagre de maçã é feito a partir da fermentação da sidra de maçã, ou o suco não filtrado de maçãs prensadas. Como outros vinagres, ele é conhecido pela sua capacidade de combater muitos tipos de bactérias e vírus 1 , 2 ,3 Fonte Confiável).

O vinagre de maçã contém vários ácidos orgânicos que demonstraram matar a Propionibacterium Acnes  (4 fonte confiável5 Fonte Confiável). Essa bactéria se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebácease que quando em contacto com os poros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando lesões vulgarmente conhecidas como “espinhas” ou acne.

  1.  Costa, A., Alchorne, M. M. D. A., & Goldschmidt, M. C. B. (2008). Fatores etiopatogênicos da acne vulgar. Anais brasileiros de dermatologia.
  2.  Ajay Bhatia, Jean-Francoise Maisonneuve, David H. Persing. «Propionibacterium acnes and chronic diseases»National Center for Biotechnology Information (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2018

Além disso, o ácido succínico presente no vinagre, demonstrou suprimir a inflamação causada pela  Propionibacterium Acnes  , o que poderia então prevenir a formação de cicatrizes (6 Fonte Confiável).

Além disso, o ácido láctico mostrou melhorar o aspecto das cicatrizes de acne (7 Fonte Confiável8 Fonte Confiável). 

Como usá-lo

  1. Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de água (use mais água para peles sensíveis).
  2. Após a limpeza, aplique suavemente a mistura na pele usando uma bola de algodão.
  3. Deixe descansar por 5-20 segundos, enxágüe com água e seque.
  4. Repita este processo 1 a 2 vezes por dia, conforme necessário.

É importante notar que a aplicação de vinagre de maçã na pele pode causar queimaduras e irritação, por isso você sempre usar o vinagre em pequenas quantidades e sempre diluído em água.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: