Anúncios

Um tempero com uma das maiores variedades nutricionais – O Alecrim.

Nativo do Mediterrâneo, ele cresce agora em grande parte das regiões temperadas da Europa e America. Ele já fora premiado na medicina natural há milênios. Na Grécia antiga, os alunos colocavam seus ramos em seus cabelos quando estudavam para exames, outros ainda o jogavam no túmulo de seus falecidos um pequeno ramo deste perfumado tempero.

Estamos falando do Alecrim. Com seu sabor e aroma marcantes, o alecrim tornou-se um dos temperos naturais com maior uso na culinária, sendo utilizado como tempero no preparo de aves, cordeiro, carnes suínas, peixes, bem como muitas sopas e molhos. Com todas estas qualidades, vale dizer ainda que ele está disponível durante todo o ano.

O alecrim contem substâncias que são úteis para se estimular o sistema imunológico, aumentando a circulação e a melhora da digestão. Com compostos anti-inflamatórios, é muito útil para reduzir a gravidade dos ataques de asma. Recentes pesquisas demonstraram ainda que o alecrim tem sido associado com o aumento do fluxo sanguíneo para a cabeça e cérebro, melhorando desta forma a concentração.

Nutricionalmente falando, o alecrim é um dos temperos naturais com as maiores variedades de nutrientes. Rico em cálcio, magnésio e potássio, o alecrim tem também boa quantidade de fósforo e ferro, e uma pequena quantidade de zinco, cobre, manganês e selênio. Nas vitaminas, é ainda rica em vitamina A e C, tendo uma pequena quantidade de tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e folato.

Sempre que possível, busque pelo alecrim fresco sobre a forma seca, uma vez que é desta forma com que o mesmo se apresenta com seu sabor a aroma mais acentuados. É importante que guardemos o alecrim fresco na geladeira ou na sua embalagem original. Outra ótima opção é colocar o alecrim nas bandejas de cubo de gelo, cobri-las com água e congelar, para que mais tarde utilize-as no preparo de sopas ou ensopados. Mantenha sempre o alecrim em um recipiente hermeticamente fechado, seco e escuro, desta forma ele se manterá fresco durante no máximo cerca de cinco meses.

Texto: Dr. Vinícius Graton 
Agende sua consulta e tenha seu plano alimentar elaborado individualmente com alimentos funcionais e nutrientes específicos para promoção de sua saúde.

Anúncios

1 thought on “Um tempero com uma das maiores variedades nutricionais – O Alecrim.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: