Anúncios

Tratar depressão é importante para o controle do diabetes, indica estudo

Um estudo da Universidade de Washington sugere que um reforço no tratamento da depressão em diabéticos pode melhorar os resultados do tratamento contra o diabetes sem aumentar os custos.

Segundo os autores, a depressão maior ou transtornos depressivos ocorrem em cerca de 12% desses pacientes, e são associados a um aumento dos sintomas do diabetes e maiores problemas funcionais. Além disso, a depressão também é relacionada a uma pior adesão aos medicamentos contra a doença metabólica, à dieta adequada e a exercícios, e a uma maior propensão ao hábito de fumar.

No novo estudo, 329 pacientes com as duas condições foram divididos em dois grupos – um recebeu, por 12 meses, educação dobre a depressão e mudanças de comportamento e puderam escolher entre o tratamento com antidepressivos ou com terapia; e o outro teve o tratamento convencional de diabetes.

E os especialistas observaram que aqueles que tiveram um reforço contra a depressão tiveram melhores resultados no tratamento do diabetes, além de apresentarem uma tendência de redução de aproximadamente US$ 3.900 nos custos médicos em cinco anos.

Os autores destacam que os resultados representam apenas estimativas, e que, em alguns casos reais, os custos podem ser maiores. Porém, é importante tratar a depressão principalmente em pacientes com diabetes que apresentam casos de maior gravidade.

Fonte: Diabetes Care. 31:1155-1159, 2008.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: