Tomate: muito além do sabor

O tomate, alimento muito utilizado em nossa culinária, está presente diariamente nas mesas brasileiras. O que muita gente não sabe, é que o tomate maduro contém licopeno, um ingrediente com propriedades funcionais!

O licopeno é um carotenóide (componente da família da vitamina A) que está presente em maior quantidade nos tomates, principalmente naqueles amadurecidos na planta. Recentes estudos sugerem que o licopeno seja responsável pela proteção contra doenças cardíacas e câncer, especialmente de próstata, cólon e reto.

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que homens que consomem tomate ou alimentos que o contenham pelo menos 4 vezes por semana têm 20% menos chance de ter câncer de próstata do que os que não consomem. Esta diminuição de risco sobe para 50% em homens que consumem tomate 10 vezes por semana.

O licopeno é melhor absorvido pelo organismo quando cozido. Assim sendo, as melhores fontes são molhos, sucos de tomate ou alimentos quentes que contenham o tomate em sua composição.

Outras boas fontes de licopeno são os melões, melancias, cidras, frutas vermelhas e, em menor quantidade, lagostas e caranguejos.

Não há recomendações específicas para o consumo de licopeno. Os estudos evidenciam que os supostos benefícios que o licopeno traz à saúde podem ser considerados a partir do consumo diário de ½ litro de suco de tomate por dia.

O zinco ajuda a melhorar a absorção de licopeno pelo organismo. Algumas fontes de zinco são: peixes e frutos do mar (principalmente as ostras), batatas consumidas com casca, carnes magras, iogurte e as leguminosas como o feijão e a soja.

Outros estudos que vêm sendo realizados em vários centros de pesquisa sugerem que o licopeno pode, ainda, reduzir o risco de degeneração macular (dos olhos) e de oxidação de lípidios séricos (gorduras do sangue).

Por esses benefícios que o consumo de licopeno traz ao organismo, nutricionistas e médicos consideram o licopeno como um alimento funcional.

Dra. Larissa Brugin de Faria

Nutricionista Funcional

Sócia-fundadora da Qualy Food

Acesse o site da Dra. Larissa Brugin, clique aqui.


Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: