Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Tabagismo e Alimentação

Não é mistério que o tabagismo pode causar diversos males à saúde: bronquites, efisema pulmonar, úlceras e diversos tipos de tumores, dentre os quais se pode citar boca, laringe, faringe e pulmão, há pesquisas que indicam que aproximadamente 90% dos casos deste câncer estão relacionados ao fumo.

Será que o hábito de fumar também está relacionado à Nutrição? Diversos estudos afirmam que o tabagismo aumenta as chances de aparecimento de infecções, osteoporose, hipertensão arterial, ataque cardíaco e doenças cardiovasculares, consideradas crônicas não transmissíveis e responsáveis pelas altas taxas de mortalidade em todo país.

Sabe-se que para evitar o aparecimento e o agravo das doenças acima citadas o ideal é parar de fumar, porém muitos não conseguem devido ao elavado grau de dependência. Portanto na busca pela qualidade de vida de todos, seguem abaixo rápidas explicações sobre as doenças e como a alimentação pode contribuir para o controle das mesmas.

– Osteoporose: o tabagismo influencia diretamente inibindo a ação dos osteoblastos, células responsáveis pela formação do tecido ósseo. Dessa maneira, é importante realizar o acompanhamento da densidade óssea, por meio de exames médicos, além de consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, vegetais verde escuros – brócolis, espinafre e agrião – e se expor ao sol por um período de cinco a dez minutos, para ativar a produção de vitamina D pelo organismo.

– Hipertensão arterial: sua causa está ligada à ação da nicotina, a qual resulta em uma maior deposição de colesterol nos vasos sangüíneos e aumenta a pressão arterial. Portanto é fundamental que os fumantes tenham uma alimentação saudável, com baixa ingestão de gordura e alto consumo de fibras, visto que as fibras contribuem para a redução da absorção intestinal do colesterol, conforme descrito no texto O que há de novo sobre as fibras.

– Doenças cardiovasculares: são as doenças do coração e arterias, englobam o ataque cardíaco, denominação popular para o Infarto Agudo do Miocárdio. O aparecimento das doenças cardiovasculares é maior em fumantes, pois o tabagismo aumenta o risco de síndrome metabólica e diabetes. As recomendações para a alimentação são as mesmas para uma dieta equilibrada: fracionar as refeições, ou seja, entre o café da manhã, almoço e jantar, incluir lanches saudáveis como frutas, além de manter hábitos saudáveis.

Ao relacionar o tabagismo ao peso corporal, um estudo científico avaliou que em primeiro momento os fumantes tendem a ter menor peso, pois a nicotina aumenta o gasto energético e pode diminuir o apetite. Já fumantes considerados veteranos, tendem a ter aumento do peso, devido aos riscos comportamentais: pouca atividade física e má alimentação.

Vale lembrar que o controle do peso corporal contribui para a manutenção de uma vida com qualidade e reduz as chances de doenças cardiovasculares!

Portanto, consuma cereais integrais, não exagere nos doces e nas gorduras, beba de seis a oito copos de água diariamente, pratique atividade física e consulte sempre profissionais da saúde capacitados, pois eles podem ajudá-lo a parar de fumar.

Fonte: Dra. Simone M. Zambroni, Nutricionista da Qualy Food
Área de atuação: Controle de Qualidade, Segurança Alimentar e Educação Alimentar
Site: Qualyfood

Dr. Vinícius Graton – proprietário do NutriçãoSadia, atende na Clínica Renova – Rua Bernardo Guimarães, 417 – Centro – Uberlândia-MG
(34) 3255.1237 / 3231.8655 / 3237.4430
http://www.clinicarenova.com.br/

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: