Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Síndrome de Turner pode predispor deficiência de minerais

O estudo Estado Nutricional Relativo ao Zinco e ao Selênio de Pacientes com Síndrome de Turner em Diferentes Fases de Desenvolvimento, realizado no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, mostrou que portadores da Síndrome de Turner apresentam deficiência de zinco e selênio.

Apresentado como tese de mestrado da pesquisadora Liliane Viana Pires, o estudo indica que outras pesquisas envolvendo deficiências semelhantes devem ser realizadas.

”A deficiência de micronutrientes pode contribuir para o surgimento de outras doenças e para complicações decorrentes da própria doença ao longo do tempo. Outro fator que contribui o uso de medicamentos por longos períodos, que podem interagir com os nutrientes e interferir no estado nutricional do paciente”.

O objetivo do estudo foi atingido. Após avaliar o estado nutricional do grupo de portadores da síndrome em relação ao zinco e ao selênio, será possível beneficiar as portadoras da anomalia no tratamento das alterações metabólicas, bem como na promoção e recuperação da saúde.

O zinco e o selênio

Ambos os minerais exercem funções importantes na diferenciação celular, no metabolismo dos nutrientes, na participação do sistema de defesa antioxidante, no sistema imunológico e no metabolismo dos hormônios tireoidianos.

“Conhecendo as funções do zinco e do selênio na diminuição do risco de doenças crônicas não transmissíveis e as complicações da Síndrome de Turner, com o passar dos anos podemos pensar em suplementar as pacientes cujo estado nutricional apresentou-se deficiente nestes nutrientes, visando à melhoria em suas condições de saúde”, afirma.

Para já, a nutricionista sugere algumas medidas simples e eficientes para suprir a deficiência. “Incentivar o consumo de uma noz de castanha-do-brasil ao dia, para aumentar o consumo de selênio, e recomendar o uso de alimentos com maior concentração de zinco, como cereais integrais e carnes magras é um bom começo. Mas uma orientação nutricional de forma individualizada se fará necessário para melhorar o estado nutricional relativo ao tema”.

O estudo

O estudo foi iniciado em novembro de 2006 e a coleta de dados foi finalizada em março de 2008. Neste período, foram avaliadas 35 pacientes com a Síndrome de Turner. Destas, nove eram crianças (4 – 9 anos de idade), 19 adolescentes (10 – 19 anos) e 7 adultas (20 – 23 anos).

Foram analisadas concentrações de zinco no plasma, nas células vermelhas (eritrócitos) e na urina. Os primeiros resultados revelaram deficiência de zinco no plasma de 22,2% das crianças, 68,4% das adolescentes e 14,3% das adultas. Nas células vermelhas, a deficiência de zinco foi de 66,7% das crianças; 57,9% das adolescentes e 28,6% das adultas. Também constatou-se que 55% das pacientes, nas três fases de desenvolvimento, eliminaram baixas concentrações do mineral na urina.

Também houve elevado percentual de deficiência em selênio quando avaliadas as concentrações no plasma, nas células vermelhas, na urina e nas unhas.

Síndrome de Turner

A síndrome de Turner é uma anomalia que ocorre exclusivamente em mulheres e pode ser definida por baixa estatura e ausência completa ou parcial de um dos cromossomos sexuais (45, X). Algumas doenças crônicas não transmissíveis também são associadas à síndrome, tais como diabetes, doenças tireoidianas, resistência à insulina, alterações do sistema cardiovascular e osteoporose.

Segundo a Liliane, portadoras de síndrome de Turner têm maior prevalência para o aparecimento dessas doenças, especialmente na fase adulta, pois muitos desses fatores estão relacionados ao desequilíbrio hormonal.

Bibliografia(s)

Doença genética pode estar relacionada à deficiência de minerais. Revista Espaço Aberto, edição 94, agosto 2008. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/0notasa.htm. Acessado em 21/08/2008.

Síndrome de Turner: Diagnóstico e Tratamento. Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/5_volume/36-Sindr.pdf. Acessado em 21/08/2008.

Qual a influência dos micronutrientes na resposta imune? Portal Nutritotal. Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=21&id=307. Acessado em 21/08/2008.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: