Remédios Naturais para Diabetes

#Canela

A #canela possui capacidade de baixar a #glicose e, ao mesmo tempo, reduzir os biomarcadores lipídicos, incluindo #triglicerídeos, colesterol de lipoproteína de baixa densidade e colesterol total.

Um estudo clínico #randomizado, triplo-cego, controlado por placebo, analisou a suplementação de canela em 140 pessoas com diabetes tipo 2 durante três meses.   No estudo, os participantes foram divididos em grupos e receberam 2 cápsulas por dia de 500 miligramas de canela em pó cada ou um placebo.

Após três meses, os achados estatisticamente significativos incluíram melhorias no índice de massa corporal (IMC), gordura visceral, gordura corporal, além de melhorias na glicemia de jejum, A1c, produção de insulina, resistência à insulina e lipídios, em comparação com o grupo placebo.   Os maiores efeitos foram observados naqueles com IMC acima de 27 (tecnicamente considerado excesso de peso).

Zare R, Nadjarzadeh A, Zarshenas MM, Shams M, Heydari M. Efficacy of cinnamon in patients with type II diabetes mellitus: A randomized controlled clinical trialClin Nutr. 2019;38(2):549-556. doi:10.1016/j.clnu.2018.03.003

#Babosa

Embora o gel de #aloevera seja mais conhecido como remédio caseiro para pequenas queimaduras e outras doenças da pele, uma revisão recente sugere que o gel de aloe vera pode ajudar as pessoas com #diabetes, graças a vários compostos ativos de #fitoesteróis da planta que reduziram #glicemia e #hemoglobina A1c, melhorando o armazenamento e a utilização de glicose. 

Suksomboon N, Poolsup N, Punthanitisarn S. Effect of Aloe vera on glycaemic control in prediabetes and type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysisJ Clin Pharm Ther. 2016;41(2):180-8. doi:10.1111/jcpt.12382

#Gymnema

Estudos sugerem que a erva Gymnema ( Gymnema sylvestre ) pode diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.   Surpreendentemente, Gymnema pode realmente fazer com que os alimentos doces tenham um sabor menos doce, então você acaba querendo comer menos deles. A erva é conhecida por sua capacidade de reduzir o acúmulo de gordura e ajudar na perda de peso, graças às suas propriedades inibidoras de enzimas.

Além disso, um desses estudos constatou que, graças à potente atividade antioxidante do Gymnema, ele pode ajudar a prevenir danos nos órgãos frequentemente observados no diabetes, uma vez que a doença é marcada pelo aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ERO), causadas pela elevação a longo prazo do açúcar no sangue . 

Como o Gymnema pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue, as pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou que usam insulina não devem tomar o Gymnema simultaneamente, a menos que sejam monitoradas de perto por um profissional de saúde. 

Gunasekaran V, Srinivasan S, Rani SS. Potential antioxidant and antimicrobial activity of gymnema sylvestre related to diabetesJMPS 2019; 7(2): 05-11.


Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: