Relação entre ingestão de leite e a osteopenia e osteoporose em mulheres acima de 50 anos

Resumo

O baixo consumo de cálcio é um importante fator de risco para a osteoporose. O leite e seus derivados destacam-se como as melhores fontes, porque além de ter o cálcio mais
biodisponível, contêm outros nutrientes importantes para a saúde do indivíduo. O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre a ingestão de leite e a ocorrência de osteopenia e osteoporose em mulheres acima de 50 anos.

Foram estudadas 177 mulheres que participaram de uma palestra oferecida à comunidade do Rio de Janeiro, no Hospital de Traumato-ortopedia/INTO. Avaliou-se o consumo de leite através de questionário e a ocorrência de osteopenia e osteoporose através do exame de Densitometria Mineral Óssea.

O total de mulheres com osteoporose aumentou com o avanço da idade, atingindo 25% das pessoas com idade entre 50 e 59 anos, 27% entre 60 e 69 anos, 37% entre 70 e 79 anos e 42% das pessoas com idade maior ou igual a 80 anos. Quanto ao consumo de leite, a maior parte das mulheres relatou beber 1 ou 2 copos de leite por dia (73%), tendo 14% relatado nunca beber leite. Do total de indivíduos que osteoporose ou osteopenia.

A maioria dos pesquisados relataram beber de 1 a 2 copos de leite por dia, totalizando 67% dos
indivíduos com osteopenia , 71% dos com osteoporose e 90% dos indivíduos sem nenhuma das duas patologias. 15% das pessoas com osteopenia, 14% das com osteoporose e 5% das sem nenhuma das duas patologias relataram beber 3 ou mais copos de leite por dia.

Os resultados mostram a necessidade de elaboração de estratégias de prevenção e controle da osteoporose, no sentido de maior conscientização da população quanto ao aumento da ingestão de leite como um fator protetor contra o aparecimento desta doença.
Unitermos: Osteopenia; osteoporose; ingestão de leite; mulheres acima de 50 anos.

QUER TER ACESSO A ESTE ARTIGO NA INTEGRA?
ENVIE UM EMAIL PARA nutricaosadia@yahoo.com.br SOLICITANDO O RECEBIMENTO.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: