Alimentos processados ​​que são ricos em açúcar e pobres em fibras e nutrientes têm sido associados a um maior risco de câncer ( 2 ).

Em particular, os pesquisadores descobriram que uma dieta que causa a elevação dos níveis de glicose no sangue está associada a um aumento do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, mama e colo-retal ( 4 , 5 , 6 , 7 ).

Um estudo em mais de 47.000 adultos descobriu que aqueles que consumiam uma dieta rica em carboidratos refinados tinham quase duas vezes mais chances de morrer de câncer de cólon do que aqueles que comiam uma dieta pobre em carboidratos refinados ( 8 ).

Acredita-se que níveis mais altos de glicose no sangue e insulina sejam fatores de risco para o câncer. Demonstrou-se que a insulina estimula a divisão celular, apoiando o crescimento e disseminação das células cancerosas e tornando-as mais difíceis de eliminar ( 9 , 10 , 11 ).

Além disso, níveis mais altos de insulina e glicose no sangue podem contribuir para a inflamação em seu corpo. A longo prazo, isso pode levar ao crescimento de células anormais e possivelmente contribuir para o câncer ( 9 ).

Pode ser por isso que pessoas com diabetes – uma condição caracterizada por níveis elevados de glicose e insulina no sangue – têm um risco aumentado de certos tipos de câncer ( 12 ).

Por exemplo, seu risco de câncer colorretal é 122% maior se você tiver diabetes ( 13 ).

Para proteger contra o câncer, limite ou evite alimentos que aumentem os níveis de insulina, como alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados ( 14 ).

DIETBOXSolicite seu cadastro via WhatsApp! Instale o DietBox em seu celular e tenha dentro dele sua dieta digitalizada, lista de compras, materiais de poio, receitas culinárias, chat para conversar diretamente com um especialista em nutrição, dentre outras poderosas ferramentas que te ajudarão a atingir seus resultados! Clique aqui e solicite cadastro para acesso total ao aplicativo DietBox!