Refrigerante não é para todo dia

A bebida precisa ser consumida com moderação, pois pode dificultar a digestão e a absorção de nutrientes importantes. Faça uma rápida pesquisa no seu grupo de amigos e pergunte quem gosta de refrigerante. São grandes as chances de a maioria do pessoal responder que a-do-ra a bebida! O grande problema é que muita gente exagera na dose.

Segundo a nutricionista Rosane Fraga*, o refrigerante em excesso pode atrapalhar o processo digestivo dos alimentos, diminuir a absorção de cálcio (mineral responsável pela formação e manutenção dos ossos) e ser prejudicial para quem sofre de problemas como a gastrite.

“Ao contrário dos sucos de frutas e o leite, a bebida não é fonte de nutrientes, tem corantes e gás carbônico. Para completar, a presença de líquidos durante as refeições pode intervir no trabalho das enzimas digestivas”, afirma Rosane.

Mas se você já está sofrendo só em pensar que não poderá nunca mais beber refrigerante, acalme-se: ele não precisa ser banido para sempre da sua vida. É preciso, sim, ter moderação !

Que tal deixar para curtir o refri nos finais de semana ou em ocasiões especiais (como uma festa, por exemplo)? Essa é a recomendação da nutricionista, que também dá a dica de ingerir a bebidameia hora antes ou depois das refeições, nunca junto com a comida.

Muitas vezes, escolhemos o refrigerante sem pensar. Por isso, considere as outras opções, como os deliciosos sucos naturais de frutas que temos no nosso Brasil ou até mesmo a boa (e super saudável) água. Vale a pena!

*Rosane Fraga, nutricionista especializada em fisiologia do exercício e nutrição esportiva.

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: