Qualidade de Vida e Indústria de Alimentos – Desenvolvimento de Produtos Saudáveis – Experiência da Yakult

Com a descoberta dos Lactobacillus casei Shirota o nosso sistema digestivo ganhou um excelente aliado na manutenção da boa saúde. Inicialmente, estudos realizados pelo microbiologista russo Dr. Eliete Metchnikoff, do Instituto Pasteur – França, pesquisou os benefícios dos lactobacilos relacionando-os com a longevidade dos habitantes dos Cáucasos e Balcãs e concluiu que o hábito de consumir diariamente o iogurte, leite fermentado com lactobacillus bulgaricus era um dos principais fatores que favoreciam a longevidade da população.

Cientistas de todo o mundo tiveram então sua atenção voltada para esta teoria que fez muito sucesso na época. Entretanto, 10 anos após a afirmação da teoria da longevidade foi verificado que tanto os L.Bulgáricos como alguns outros não conseguiam sobreviver ao entrar em contato com os sucos digestivos no organismo humano. Desde então novos estudos foram realizados até que o cientista japonês Dr. Minoru Shirota selecionou várias espécies de lactobacilos e cultivou-as por diversos anos em meios de cultura cada vez mais hostis.

Após incansáveis pesquisas nessa área, em 1930, Dr. Minoru Shirota conseguiu selecionar uma espécie resistente conhecida como Lactobacillus casei Shirota. Com esta descoberta em 1935 na cidade de Fukuoka no Japão, iniciou-se as atividades de produção e comercialização do leite fermentado Yakult. O leite fermentado Yakult, à base de leite desnatado é fermentado com os Lactobacillus casei Shirota, sem adição de conservantes ou aditivos artificiais, contribui para manter a flora intestinal em harmonia, pois os lactobacillus case Shirota ao chegarem vivos no intestino, através da produção de ácido láctico, ajudam a inibir o desenvolvimento das bactérias nocivas, além de estimular a parede do intestino, favorecendo a eliminação das toxinas do organismo através das fezes, e promovendo ainda o fortalecimento imunológico do organismo através das paredes intestinais.

Autores: Alexandre Escorel Costa, Whitehall, Dr. Cooper, Cooper Clinic – Texas/USA, Dr. Nilton Jorge Gama Pinito, GR, Dra. Anete L. Seki, Yakult, Dra. Olga Meloni, Roche Consumer Health, Dra. Valéria Paschoal

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: