Quais são os fatores que podem diminuir a absorção do cálcio?

IMG_6997
Dr. Vinícius Graton é Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica.

Dentre eles a carência de vitamina D, fatores antinutricionais presentes no alimento, consumo excessivo de fibras, certos medicamentos, estresse físico ou mental e o envelhecimento. A vitamina D, cuja fonte alimentar mais abundante são os óleos de peixes, pode ser obtida facilmente pela exposição da nossa pele ao sol. Quando ocorre a deficiência desta vitamina, a absorção do cálcio é inibida. Por isso, é muito saudável tomar sol, preferencialmente antes das 10 horas da manhã ou após às 4 da tarde.

Fatores antinutricionais como o ácido oxálico e o ácido fítico encontrados em certos vegetais (espinafre, ruibarbo, acelga, folha de beterraba, cacau), podem também comprometer a boa absorção do mineral.

Bebidas ricas em cafeína (café, chá preto e refrigerantes do tipo cola) também são capazes de diminuir a absorção de cálcio, assim como o excesso de fosfatos presentes em bebidas gasosas, que pode alterar o balanço cálcio/fósforo, invertendo-o, com predomínio do fósforo, o que impede a absorção do cálcio.

É importante salientar que esses alimentos somente comprometerão a biodisponibilidade do cálcio se ingeridos em excesso.

cálciocalcio

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: