Polivitamínico com ferro – Quais os cuidados?

Texto: Dr. Vinícius Graton – nutricionista.

Multivitaminas são combinações de diferentes vitaminas normalmente encontradas em alimentos e outras fontes naturais.

O ferro é normalmente encontrado em alimentos como carne vermelha. No organismo, o ferro torna-se uma parte de sua hemoglobina (Heem o glo bin) e mioglobina (MY o glo bin). A hemoglobina transporta oxigênio através de seu sangue para os tecidos e órgãos.

Mioglobina ajuda as células musculares armazenam oxigênio. As multivitaminas são utilizadas juntamente com uma dieta elaborada pelo nutricionista, visando repor deficiências causadas por doenças, gravidez, má alimentação, distúrbios digestivos e muitas outras condições.

O que devo discutir com o meu nutricionista antes de tomar multivitaminas de ferro?

– O ferro e outras vitaminas podem causar efeitos secundários graves ou com risco de vida, se tomado em doses elevadas. Não tome mais do que o medicamento indicado no rótulo ou prescrito por seu nutricionista.

– Se você tiver quaisquer problemas médicos, pergunte ao seu médico/nutricionista antes de tomar uma multivitamina de ferro. Pode ainda ser necessário a realização de exames especiais, visando maior segurança com o uso vitamínico.

– Não tome multivitaminas com ferro sem informar o seu nutricionista. Se estiver grávida ou se planeia engravidar. Algumas vitaminas e minerais pode prejudicar o feto, se tomados em grandes doses. Você pode precisar usar uma vitamina pré-natal, especialmente formulado para mulheres grávidas.

– Multivitaminas podem passar para o leite materno, podendo prejudicar o bebê em amamentação. Não use este medicamento sem informar o seu médico/nutricionista se estiver amamentando um bebê.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: