Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Para que serve o Índice Homa (HOMA-IR)

O Índice de Homa é uma medida que aparece no resultado do exame de sangue que serve para avaliar a resistência à insulina (HOMA-IR) e atividade do pâncreas (HOMA-BETA) e, assim, auxiliar no diagnóstico da diabetes.

A palavra Homa, significa Modelo de Avaliação da Homeostase e, geralmente, quando os resultados estão acima dos valores de referência, quer dizer que existe maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2, por exemplo.

O Índice de Homa deve ser realizado com jejum de pelo menos 8 horas, é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise e leva em consideração a concentração de glicose em jejum bem como a quantidade de insulina produzida pelo organismo.

para-que-serve-o-indice-homa_30460_l.jpg

Valores de Referência do Índice Homa

Os valores normais do Índice Homa para adultos normalmente são:​

  • Valor de Referência do Homa-IR: inferior a 2,15;
  • Valor de Referência do Homa-Beta: entre 167 e 175.

No entanto, os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório em que foi feito o exame. Além disso, no caso de crianças e adolescentes ou se a pessoa tiver o Índice de Massa Corporal muito elevado é importante que seja acompanhado por um médico.

Análise do Resultado do Índice de Homa

Normalmente, quando os valores do Índice Homa são superiores aos de referência, significa que existe resistência à insulina ou mau funcionamento das células do pâncreas, que é um órgão importante na regulação dos açúcares do sangue devido à produção de insulina e glugagon. Saiba mais sobre as funções do pâncreas.

Os valores alterados do Índice Homa-IR ou Beta podem indicar maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica, que na maioria dos casos é acompanhada de obesidade, hipertensão, colesterol alto, redução do colesterol bom, intolerância aos carboidratos e presença de placas de gordura nos vasos e, que pode levar a problemas como infarto ou AVC.

Além disso, os valores do Índice Homa podem estar altos na diabetes tipo 1 descompensada ou quando ocorre cetoacidose diabética, ajudando o médico a avaliar a saúde do doente.

Como se determina o Índice Homa

​O Índice Homa é determinado através de fórmulas matemáticas que estão relacionadas com a quantidade de açúcar no sangue e quantidade de insulina produzida pelo organismo e, os cálculos incluem:

  • Fórmula para avaliar a resistência à insulina (Homa-IR): Glicemia (mmol) x Insulina (ui/ml) ÷ 22,5
  • Formula para avaliar a capacidade de funcionamento das células beta do pâncreas (Homa-Beta): 20 x Insulina (ui/ml) ÷ (Glicemia – 3,5)

​​Os valores devem ser obtidos em jejum e caso a a glicemia seja medida em mg/dl é necessário aplicar o cálculo, antes de aplicar a seguinte fórmula para se obter o valor em mmol/L: glicemia (mg/dL) x 0,0555.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: