IMG_6997
Dr. Vinícius Graton é Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica.

É conhecida como “erva milagrosa”, “raiz que cura todos os males” ou ainda “raiz da vida eterna”. Trata-se de uma planta que tem forma humana e é por isso que a conhecemos como ginseng -homem raiz. Essa é uma das razões que a fazem ter a reputação de curar a impotência. O ginseng partilha essa fama com a mandrágora, cuja raiz também tem forma humana. As opiniões se dividem, e sua eficiência ora é atribuída a esse simbolismo ou a sua composição química. Por essas e outras razões os japoneses e chineses a usam a milênios. Talvez seja o ginseng a única erva medicinal que se adapta integralmente a filosofia oriental que trata o universo como um todo. O ginseng pertence a família Araliceae e seu nome botânico é Panax ginseng C. A. Meyer , e a parte que é utilizada é a raiz.

Descrevi abaixo todos os benefícios descritos nas literaturas médicas  sobre o Panax Ginseng. Espero que gostem. 

Panax ginseng actua ao nível do SNC, activando mecanismos neuroprotectores; promove a homeostasia, conferindo uma maior resistência física e mental aos agentes de stress e potenciando as funções cognitivas; regula o sistema imunitário, modelando a sua resposta, aumentando a sua eficácia e minimizando os respectivos efeitos adversos;
actua como vasodilatador que, associado ao efeito inibidor da agregação plaquetária, lhe confere propriedades protectoras do sistema cardiovascular.

Adicione-se ainda a actividade antioxidante dos ginsenósidos, de extrema importância nos efeitos anticarcinogénico e neuroprotector, pelo que se interligam mecanismos distintos, de forma a potenciar a resposta sem provocar desequilíbrios nefastos. Os múltiplos ginsenósidos têm vindo a ser extensivamente estudados, pelo que se confirma constituírem a principal fracção com actividade biológica do ginseng, sem desconsiderar outros compostos nele presentes que, associados, produzem efeitos terapêuticos complexos e multidireccionados. Como consequência, desconhecem-se ainda grande parte dos mecanismos de acção, já que para isso é necessário isolar cada constituinte e avaliar o seu efeito e, simultaneamente, considerar esse mesmo efeito na mistura complexa, em termos de perfil químico, de um extracto da planta. Certos ginsenósidos apresentam actividades biológicas antagónicas, de forma a poderem actuar consoante as necessidades do organismo, daí a categorização do ginseng como adaptogénio.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – A PLANTA NÃO TEM EFEITO ANABOLIZANTE

ginseng-panax

food-therapy-part-3-bing-han-ginseng-and-more-about-cancer-8-728
GinsengGraphic

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: