OS PERIGOS DOS TEMPEROS PRONTOS

Temperos prontos apesar de práticos, não têm nada de saudáveis. Entenda o por quê: adicionar um tablete ou uma porção de tempero pronto a sua comidinha caseira pode significar a ingestão de 25% a até 74% da quantidade diária de sódio recomendada para uma dieta saudável (de duas mil calorias). O percentual é resultado de um teste feito com 11 caldos de galinha, quatro temperos prontos de alho e sal, e quatro para aves e peixes, realizado pela Pró Teste – Associação Brasileira de Proteção ao Consumidor, que mostra alta concentração da substância.

Além do excesso de sódio, o teste mostrou alta concentração de glutamato monossódico. Aditivo químico que realça o sabor, o glutamato chegou a ser encontrado em 658 gramas por quilo, enquanto a legislação europeia limita o uso a 10 gramas por quilo.

Isso acontece porque há muito sódio embutido nos alimentos, além do sal que adicionamos à comida. O ideal é optar pelos temperos frescos sempre! A Pró Teste entrou com representação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo a retirada do ar a propaganda do Potinho de Caldo Knorr porque a propaganda é enganosa, já que um produto natural não pode ter realçadores de sabor, espessantes, aromatizantes, acidulantes e corantes, como consta na composição desse caldo.

O excesso do consumo de sódio pode levar o organismo a reter líquidos comprometendo a eliminação de toxinas, disfunção renal, alteração na absorção de nutrientes, cefaléia (dor de cabeça) e alteração da pressão arterial (aumento). Outro grande problema destes produtos é que, na sua composição, ele tem glutamato monossódico (MSG), um famoso realçador de sabor que começou a ser comercializado mundialmente no início de 1900 pela indústria japonesa. Mas hoje em dia é possível encontrar várias evidências científicas de que o consumo contínuo pode causar déficit de atenção e danos cerebrais, pois a excitotoxina (aminoácido presente nesse produto) é excitante de células nervosas o que leva à destruição dessas células estimulando assim o surgimento de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Além disso, o MSG pode até triplicar a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas levando a um estado de pré-diabetes.

As complicações em longo prazo relacionadas ao consumo de glutamato monossódico são obesidade, depressão, enxaquecas crônicas e lesões oculares. Qualquer alimento consumido em excesso pode causar problemas de saúde, mas como o glutamato monossódico pode danificar as suas células, o excesso dele é ainda pior. Da mesma forma que ocorre com os adoçantes artificiais, ele engana o seu cérebro e faz com que você queira mais e mais deste sabor que lhe satisfaz. Ou seja, quanto mais ficarmos longe dos temperos prontos, mais a nossa saúde agradece!

A opção para quem busca uma, é ter uma horta de temperos e ervas em casa. Além de ter “à mão” sempre suas folhas favoritas, você vai ter certeza que é orgânico e que faz bem para o seu corpo, porque é do seu cultivo! Sem contar que cultivar plantas reduz o estresse, então é mais um motivo para fazer uma em sua casa (mini hortas também valem, viu?).

554929245

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617