Os benefícios da aveia para o coração

A aveia é de fato um dos alimentos funcionais mais conhecidos. Proporciona diversos benefícios ao coração, como a redução do colesterol.

A aveia é certamente, um dos alimentos funcionais mais difundidos no Brasil, popular nas gôndolas de supermercado e presente com freqüência na mesa de muitos brasileiros.

Seus benefícios são muitos. Desde a regulação do trânsito intestinal até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon.

No intestino as beta-glucanas (um tipo de fibra contida na aveia) em contato com a água formam uma espécie de gel, que serve de alimento para as bactérias intestinais – os probióticos – e tem efeito protetor sobre o cólon intestinal, também estimulam os movimentos intestinais e diminuem a absorção e produção de colesterol.

Outro efeito das fibras da aveia é o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos com diabetes e resistência a insulina. As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, evitando grandes elevações da glicemia.

No emagrecimento, a aveia pode ser utilizada como coadjuvante da dieta, não só pelas propriedades de regulação intestinal e controle da glicemia, mas também pela sua capacidade de proporcionar a sensação de saciedade.

Tais benefícios se devem ao seu teor de fibras em torno de 10%, por exemplo, 40 gramas de farelo de aveia (aproximadamente três colheres de sopa) contém cerca de quatro gramas de fibras.

A grande vantagem é que a aveia não perde suas propriedades durante o beneficiamento, diferente de outros cereais de sua família, como o trigo, por exemplo.

Para obter os benefícios desejados da aveia, o ideal é consumi-la regularmente, todos os dias, três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro de farinha de aveia.

Mas atenção! A aveia é um alimento funcional, mas também contém calorias. Ao incluir a aveia na alimentação diária, substitua uma porção de um alimento fonte de carboidrato (um pão francês ou seis biscoitos de água e sal). Indivíduos que sofrem de intolerância ao glúten – a doença celíaca – devem evitar o consumo de aveia, que é uma importante fonte de glúten.

Para potencializar os benefícios citados acima, lembre-se que o consumo regular de água é indispensável! Aproveite os benefícios dos alimentos funcionais e faça um brinde à sua saúde!

Dra Vivian Zollar

Nutricionista da Qualy Food

Áreas de atuação: Educação alimentar, Atendimento nutricional, Nutrição esportiva e Alimentação infantil.

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: