Anúncios

ÔMEGA 3 – Alternativa anti-inflamatória e anti-oxidante

As pesquisas indicam que o ômega 3, conhecido cientificamente como ácidos graxos poliinsaturados (AGPW-3), ou simplesmente W-3, quando incorporado à alimentação, torna-se um importante aliado na prevenção de doenças do coração.

Além disso, funciona como alternativa aos medicamentos antiinflamatórios. “O W-3 colabora em 50% na redução de doenças do coração e também auxilia em 40% na redução da inflamação”, afirma o professor Roberto Carlos Burini, chefe do Centro de Metabolismo e Nutrição da Faculdade de Medicina (FM) da UNESP, câmpus de Botucatu.

Estudos realizados com pacientes portadores de retocolite ulcerativa, pênfigo foleáceo – fogo selvagem – e artrite reumatóide, que resultaram em teses defendidas na FM da UNESP, mostraram que os efeitos biológicos do W-3 são caracterizados pela diminuição dos níveis de colesterol e, principalmente, de triglicérides.

Há diminuição da coagulação sangüínea, pela menor adesividade plaquetária e uma melhora no revestimento dos vasos sangüíneos, além da produção de compostos antiinflamatórios.

Esportistas e atletas, que têm o W-3 incorporado à alimentação, obtêm melhor desempenho aeróbico, ou seja, aumento da capacidade de seu organismo absorver oxigênio, porque ele atua na diminuição da viscosidade sangüínea.

Assim, o W-3 colabora para que haja ganhos na distribuição de oxigênio e nutrientes pelos músculos e demais tecidos do corpo. “Ingerindo-se cerca de 4g de W-3 diariamente, por pelo menos três semanas, já é possível obter os efeitos benéficos deste ácido graxo”, explica Burini.

O W-3 é uma espécie de gordura composta de diferentes ácidos graxos, sintetizados por plantas marinhas, os fitoplanctos. É encontrado em óleos vegetais, como a linhaça e a canola, e em peixes marinhos de águas frias e profundas, que se alimentam de fitoplanctos – salmão, sardinha, cavala e truta, esta quando alimentada com o fim de incorporar em sua gordura o W-3. “Cerca de 30g de peixe por dia equivalem a 4g de W-3, uma quantidade que já traz muitos benefícios “, diz o docente Roberto Carlos Burini.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: