Um desses botânicos é o Tribulus terrestris , que supostamente tem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo redução de açúcar no sangue e colesterol, níveis hormonais alterados e aumento da função sexual e da libido.

Este artigo informa tudo o que você precisa saber sobre essa planta, seus efeitos sobre a saúde e se você deve considerar consumi-la como um suplemento dietético.

O que é o Tribulus Terrestris?

Tribulus Terrestris

Tribulus terrestris é uma pequena planta frondosa. É também conhecida como punctura de videira, Gokshura , caltrop e cabeça de cabra ( 1 ).

Ela cresce em muitos lugares, incluindo partes da Europa, Ásia, África e Oriente Médio ( 2 ).

Tanto a raiz como o fruto da planta foram utilizados medicinalmente na medicina tradicional chinesa e na medicina ayurveda indiana ( 3 ).

Tradicionalmente, as pessoas usaram esta planta para uma variedade de efeitos potenciais, incluindo para aumentar a libido, manter o trato urinário saudável e reduzir o inchaço ( 3 ).

Atualmente, o Tribulus terrestris é amplamente utilizado como suplemento de saúde em geral, bem como em suplementos que alegam aumentar os níveis de testosterona ( 4 ).

RESUMO: Tribulus terrestris é uma planta que tem sido usada para uma variedade de benefícios potenciais à saúde por muitos anos. É popular como um suplemento de saúde geral e como um ingrediente em suplementos de reforço de testosterona.

Pode afetar a saúde do coração e o açúcar no sangue

Embora muitas vezes as pessoas tomem Tribulus terrestris por seus efeitos potenciais sobre a função sexual e a testosterona, ela também foi estudada para outros efeitos importantes.

Um estudo examinou os efeitos de tomar 1.000 mg de Tribulus terrestris por dia em 98 mulheres com diabetes tipo 2.

Depois de três meses, as mulheres que tomaram o suplemento apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, em comparação com aquelas que tomaram placebo ( 5 ).

Estudos em animais mostraram também que o Tribulus terrestris pode reduzir os níveis de açúcar no sangue , ajudar a proteger contra os danos dos vasos sanguíneos e ajudar a prevenir o aumento do colesterol no sangue ( 6 , 7 ).

Embora esses resultados pareçam promissores, mais pesquisas são necessárias antes que essa planta possa ser recomendada para esses benefícios para a saúde.

RESUMO: Evidências preliminares mostram que o Tribulus terrestris pode melhorar o controle do açúcar no sangue e o colesterol em pessoas com diabetes. No entanto, a pesquisa em humanos é limitada.

Não aumenta a testosterona em seres humanos

Uma rápida pesquisa on-line sobre suplementos de Tribulus terrestris mostra que muitos produtos feitos com a planta estão focados em aumentar a testosterona .

Uma revisão analisou os resultados de 12 estudos principais sobre os efeitos da planta em homens e mulheres com idade entre 14 e 60 anos. Os estudos duraram de 2 a 90 dias e os participantes incluíram pessoas saudáveis ​​e aqueles que tiveram problemas sexuais.

Os pesquisadores descobriram que este suplemento não aumenta a testosterona ( 4 ).

Outros pesquisadores descobriram que o Tribulus terrestris pode aumentar a testosterona em alguns estudos em animais, mas que esse resultado não é normalmente visto em humanos ( 8).

RESUMO :Apesar das alegações de marketing, o Tribulus terrestris não parece aumentar a testosterona em humanos. Esta conclusão é baseada em estudos em homens e mulheres de vários estados de saúde e idades.

Tribulus Terrestris pode melhorar a libido

Mesmo que este suplemento não aumente a testosterona, pode aumentar a libido .

Alguns pesquisadores descobriram que quando homens com redução do desejo sexual consumiam 750 a 1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente por dois meses, seu desejo sexual aumentava em 79% ( 4 , 9 ).

Além disso, 67% das mulheres com libido muito baixa experimentaram aumento do desejo sexual depois de tomar suplementos de 500-1,500 mg por 90 dias ( 4 ).

Outros estudos também relataram que suplementos contendo a erva aumentaram o desejo sexual, a excitação e a satisfação em mulheres com baixa libido ( 10 ).

No entanto, estudos em homens com disfunção erétil produziram resultados mistos.

Algumas pesquisas mostram que tomar 800 mg deste suplemento por dia pode não tratar efetivamente a disfunção erétil ( 11 ).

No entanto, outros relatos mostraram melhorias significativas nas ereções e satisfação sexual com uma dose de 1.500 mg por dia ( 12 ).

Enquanto parece que Tribulus terrestris pode melhorar a libido em mulheres e homens, mais pesquisas são necessárias para esclarecer a extensão dos efeitos sexuais deste suplemento.

RESUMO: Pesquisas descobriram que o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em mulheres e homens com redução do desejo sexual. Estudos sobre a erva como tratamento para a disfunção erétil mostraram resultados mistos, com doses mais altas parecendo ser mais benéficas.

Não melhora a composição corporal ou o desempenho no exercício

Indivíduos ativos freqüentemente tomam suplementos de Tribulus terrestris para melhorar sua composição corporal aumentando o músculo ou diminuindo a gordura ( 13 ).

Isto pode ser em parte devido à reputação da erva como um potenciador de testosterona, embora a pesquisa mostre que pode não corresponder a estas alegações.

De fato, a pesquisa também é muito limitada sobre se a planta melhora a composição corporal ou o desempenho em indivíduos ativos e atletas.

Um estudo examinou como os suplementos Tribulus terrestris afetavam o desempenho de jogadores de rúgbi de elite.

Os homens tomaram os suplementos durante cinco semanas de treinamento com pesos. No entanto, no final do estudo, não houve diferenças nas melhorias na força ou composição corporal entre os grupos de suplemento e placebo ( 14 ).

Outro estudo constatou que oito semanas de uso deste suplemento com um programa de exercícios físicos não melhoraram a composição corporal, força ou resistência muscular do que um placebo ( 15 ).

Infelizmente, nenhuma pesquisa está disponível sobre os efeitos do Tribulus terrestris no exercício de mulheres. No entanto, é provável que esses suplementos também sejam ineficazes nessa população.

RESUMO: Tribulus terrestris não parece aumentar os músculos, diminuir a gordura ou melhorar o desempenho do exercício mais do que um placebo.

Outros efeitos potenciais

Além dos potenciais efeitos para a saúde já discutidos, o Tribulus terrestris pode ter vários outros efeitos no organismo:

  • Balanço de fluidos: Esta planta pode atuar como um diurético e aumentar a produção de urina ( 16 ).
  • Sistema Imunitário: A atividade do sistema imunológico em ratos mostrou aumentar quando recebem este suplemento ( 17 ).
  • O cérebro: Como parte de um suplemento com vários ingredientes, o Tribulus terrestrispode ter efeitos antidepressivos em camundongos ( 18 ).
  • Inflamação: Um estudo em tubo de ensaio mostrou possíveis efeitos anti-inflamatórios ( 19 ).
  • Alívio da dor: doses elevadas deste suplemento podem proporcionar alívio da dor em ratos ( 20 ).
  • Câncer: Pesquisas em tubo de ensaio mostraram um possível efeito anticancerígeno do Tribulus terrestris ( 21 ).

No entanto, quase todos esses efeitos foram estudados apenas em animais ou tubos de ensaio e, mesmo assim, as evidências são muito limitadas ( 3 ).

Muito mais pesquisas, tanto em animais quanto em humanos, são necessárias para descobrir se o Tribulus terrestris tem esses efeitos.

RESUMO: Embora muitas pessoas especulem sobre os efeitos para a saúde do Tribulus terrestris, há um apoio muito limitado para muitas dessas alegações. Grande parte da pesquisa existente foi realizada em animais ou tubos de ensaio, não em seres humanos.

Dosagem, segurança e efeitos colaterais

Os pesquisadores usaram uma grande variedade de doses para avaliar os efeitos do Tribulus terrestris.

Estudos que investigaram o seu potencial efeito hipoglicemiante usaram 1.000 mg por dia, enquanto a pesquisa que examinou o aumento da libido usou doses de 250 a 1.500 mg por dia ( 4 , 5 ).

Outros estudos prescreveram doses relativas ao peso corporal. Por exemplo, vários estudos usaram doses de 4,5 a 9 mg por libra (10 a 20 mg por kg) de peso corporal.

Então, se você pesava cerca de 70 kg, você pode tomar uma dose de 700 a 1.400 mg por dia ( 4 ).

Saponinas em Tribulus Terrestris

As saponinas são compostos químicos em Tribulus terrestris , e acredita-se que sejam responsáveis ​​por seus benefícios para a saúde.

Muitos suplementos listam a dose junto com a porcentagem de saponinas, que se refere à quantidade do suplemento que é composto destes compostos.

É comum os suplementos de Tribulus terrestris conterem 45-60% de saponinas. É importante ressaltar que uma maior porcentagem de saponinas significa que uma dose menor deve ser usada, pois o suplemento é mais concentrado.

Efeitos colaterais mínimos

Vários estudos que utilizaram várias dosagens relataram efeitos colaterais mínimos e sem preocupações de segurança ( 12 , 22 ).

Efeitos colaterais incomuns incluem cólicas estomacais menores ou refluxo ( 10 , 12 , 22 ).

No entanto, um estudo em ratos levantou a preocupação de possíveis danos nos rins. Além disso, um caso de toxicidade associado ao Tribulus terrestris foi relatado em um homem que o tomou para prevenir cálculos renais ( 23 , 24 ).

No geral, a maioria dos estudos não mostra que este suplemento tem efeitos colaterais prejudiciais. No entanto, é importante considerar todos os riscos e benefícios potenciais.

Se você quiser usar Tribulus terrestris , certifique-se de discutir a dose adequada com seu médico.

RESUMO: A maioria dos estudos relatou que o Tribulus terrestris não causa efeitos colaterais importantes. No entanto, cólicas estomacais são um efeito colateral ocasional, e evidências limitadas mostraram um risco potencial de toxicidade.