Anúncios

O que é Alimentação por Sonda

Alimentação enteral (por sonda)
A alimentação enteral é o fornecimento de alimentos na forma líquida, que através de um “tubinho” , chamado sonda, caem diretamente no estomago ou intestino. Quando a ingestão alimentar por via oral (boca) não está sendo satisfatória, ou o doente sofreu AVC (derrame), realizou alguma cirurgia na boca, no estômago, intestino ou necessita de um aporte nutricional maior devido a outras doenças, ocorre a necessidade de suplementação através de dietas específicas, ou seja, alimentação enteral.

Há casos em que o paciente permanece com alimentação mista, ou seja, alimentação por via oral e por sonda. Neste caso, a alimentação por sonda é indicada para completar a alimentação por boca quando o paciente apresenta ingestão alimentar reduzida. Este tipo de alimentação deverá ser fornecida somente com autorização do nutricionista ou médico.

A alimentação enteral é utilizada também para: evitar perda de peso, situações onde ocorra diarréia, obstipação, vômitos, também para preparar o organismo para tratamentos como: cirurgias, quimioterapia, radioterapia e diálise, entre outros. A sonda deverá ser passada somente pela equipe de Enfermagem e a dieta deverá ser prescrita pela Nutricionista.

A fixação externa da sonda pode ser trocada pelo cuidador, sempre tendo o cuidado de não puxar a sonda. Nas áreas de contato com a pele deve-se utilizar micropore; os locais de fixação devem ser constantemente trocados, para evitar feridas na pele ou alergias.

Há dois tipos de nutrição enteral:

Caseira ou Artesanal: é preparada em casa com alimentos “de casa” ou naturais.

Industrializada: a dieta já está pronta para o consumo, se apresenta na forma líquida ou pó, tem um custo maior que a preparada em casa, porém diminui a manipulação, consequentemente as chances de contaminação por manuseio.

A nutrição enteral é líquida e o fornecimento é feito diretamente no tubo digestivo, sem depender do apetite e da colaboração do paciente.

Os materiais necessários para a nutrição enteral são:

1 – Sonda para alimentação
2 – Frasco descartável – recipiente utilizado para infundir a alimentação e água
3 – Equipo descartável
4 – Seringa descartável (20 ml)

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: