Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

O que é Alimentação por Sonda

Alimentação enteral (por sonda)
A alimentação enteral é o fornecimento de alimentos na forma líquida, que através de um “tubinho” , chamado sonda, caem diretamente no estomago ou intestino. Quando a ingestão alimentar por via oral (boca) não está sendo satisfatória, ou o doente sofreu AVC (derrame), realizou alguma cirurgia na boca, no estômago, intestino ou necessita de um aporte nutricional maior devido a outras doenças, ocorre a necessidade de suplementação através de dietas específicas, ou seja, alimentação enteral.

Há casos em que o paciente permanece com alimentação mista, ou seja, alimentação por via oral e por sonda. Neste caso, a alimentação por sonda é indicada para completar a alimentação por boca quando o paciente apresenta ingestão alimentar reduzida. Este tipo de alimentação deverá ser fornecida somente com autorização do nutricionista ou médico.

A alimentação enteral é utilizada também para: evitar perda de peso, situações onde ocorra diarréia, obstipação, vômitos, também para preparar o organismo para tratamentos como: cirurgias, quimioterapia, radioterapia e diálise, entre outros. A sonda deverá ser passada somente pela equipe de Enfermagem e a dieta deverá ser prescrita pela Nutricionista.

A fixação externa da sonda pode ser trocada pelo cuidador, sempre tendo o cuidado de não puxar a sonda. Nas áreas de contato com a pele deve-se utilizar micropore; os locais de fixação devem ser constantemente trocados, para evitar feridas na pele ou alergias.

Há dois tipos de nutrição enteral:

Caseira ou Artesanal: é preparada em casa com alimentos “de casa” ou naturais.

Industrializada: a dieta já está pronta para o consumo, se apresenta na forma líquida ou pó, tem um custo maior que a preparada em casa, porém diminui a manipulação, consequentemente as chances de contaminação por manuseio.

A nutrição enteral é líquida e o fornecimento é feito diretamente no tubo digestivo, sem depender do apetite e da colaboração do paciente.

Os materiais necessários para a nutrição enteral são:

1 – Sonda para alimentação
2 – Frasco descartável – recipiente utilizado para infundir a alimentação e água
3 – Equipo descartável
4 – Seringa descartável (20 ml)

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: