O que causa enxaqueca?

Os pesquisadores não identificaram uma causa definitiva para enxaqueca. No entanto, eles encontraram alguns fatores que podem desencadear a condição. Isso inclui mudanças nas substâncias químicas cerebrais, como a diminuição dos níveis da serotonina, substância química do cérebro .

Outros fatores que podem desencadear uma enxaqueca incluem:

  • luzes brilhantes
  • calor severo ou outros extremos do clima
  • desidratação
  • mudanças na pressão barométrica
  • alterações hormonais em mulheres, como as flutuações de estrogênio e progesterona durante a menstruação , gravidez ou menopausa
  • excesso de estresse
  • sons altos
  • atividade física intensa
  • Pulando refeições
  • mudanças nos padrões de sono
  • uso de certos medicamentos, como contraceptivos orais ou nitroglicerina
  • cheiros incomuns
  • certos alimentos
  • fumar
  • uso de álcool
  • viajando

Se tiver uma enxaqueca, o seu médico pode pedir-lhe para manter um diário de dor de cabeça. Anotar o que você estava fazendo, quais alimentos você comeu e quais medicamentos você estava tomando antes de sua enxaqueca começar podem ajudar a identificar seus gatilhos. 

10 alimentos que provocam enxaquecas

1. Cafeína

Quem consome muita cafeína, ao deixar que ingerir ela ou quando se passa a consumir uma quantidade reduzida, podemos observar a incidência de enxaquecas. Mas de acordo com a American Migraine Foundation , a cafeína pode realmente ajudar a aliviar as enxaquecas. Também pode oferecer alívio para dor de cabeça. Alimentos com cafeína incluem: café, chá, chocolate.

2. Adoçantes artificiais

Muitos alimentos processados ​​contêm adoçantes artificiais. Eles são usados ​​como alternativas ao açúcar para pessoas com diabetes ou para aquelas que buscam por uma alimentação mais saudável. Porém infelizmente, esses adoçantes podem causar enxaquecas. De todos os adoçantes, acredita-se que o aspartame seja o que mais desencadeia as enxaquecas.

3. Álcool

O álcool é um dos produtos mais conhecidos em desencadear enxaquecas. O vinho tinto e a cerveja parecem ser gatilhos para cerca de 25% das pessoas que sofrem de enxaqueca regular. Além do que, o álcool pode causar desidratação, que é um contribuinte significativo no desenvolvimento de dores de cabeça.

4. Chocolate

De acordo com a American Migraine Foundation , o chocolate é considerado o segundo gatilho mais comum para a enxaqueca depois do álcool. Ele afeta cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca. O chocolate ainda contém cafeína e beta-fenile-tilamina, o que pode desencadear dores de cabeça em algumas pessoas.

5. Alimentos contendo Glutamato monossódico

O glutamato monossódico é um ácido glutâmico que existe naturalmente em nossos corpos. É também visto em alguns alimentos e presente em muitos aditivos alimentares. É considerado uma fonte segura para o consumo, mas alguns pesquisadores ligam ele a enxaqueca. A Associação Americana de Enxaqueca observa que ele pode desencadear enxaquecas graves em 10 a 15 por cento daquelas pessoas que sofrem de enxaqueca. Outros conservantes também são ligados as crises de enxaqueca.

6. Carnes Curadas

Carnes curadas – incluindo carnes frias, presunto, cachorro-quente e salsichas – contêm conservantes chamados nitratos, que preservam a cor e o sabor. Estes alimentos podem liberar o óxido nítrico no sangue, que é capaz de dilatar os vasos sanguíneos no cérebro. Há sim fortes evidências de que o óxido nítrico pode causar e contribuir para as enxaquecas.

7. Queijos envelhecidos

Queijos envelhecidos contêm uma substância chamada tiramina. Ela se forma quando o envelhecimento de um alimento causa a quebra de proteínas. Quanto mais tempo o queijo envelhecer, maior será o teor de tiramina. A tiramina também está ligada à enxaqueca. Queijos comuns que são ricos em tiramina incluem: queijo feta, queijo azul e o parmesão.

8. Alimentos em conserva e fermentados

Como os queijos envelhecidos, os alimentos em conserva e fermentados podem conter quantidades elevadas de tiramina. Esses alimentos incluem: picles, kombucha (que também pode ter teor alcoólico), quiabo em conserva, dentre outras conservas.

9. Alimentos Congelados

Comer alimentos congelados e bebidas muito frias como sorvete, sucos gelados, água gelada – também pode desencadear fortes dores segundo os estudos.

10. Alimentos salgados

Alimentos salgados – especialmente alimentos processados ​​que podem conter conservantes prejudiciais – podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas. Consumir altos níveis de sódio também pode subir com a sua pressão sanguínea, causando dores de cabeça e enxaquecas.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta