O magnésio é capaz de controlar a pressão arterial?

O magnésio é um mineral natural, essencial para o bom funcionamento do corpo humano. No corpo humano, mais de 300 processos bioquímicos necessitam do magnésio para exercerem suas funções. Obtemos o magnésio através dos alimentos que comemos, sendo este absorvido no intestinal delgado e sendo o excesso excretado pelos rins. Nos últimos anos, tivemos um crescente interesse no papel do magnésio e em seu desempenho na prevenção de doenças doenças cardiovasculares e hipertensão.

A grande pergunta seria: O magnésio seria mesmo capaz de controlar a pressão arterial?
As pesquisas mostram que sim. O magnésio é utilizado na produção de prostaglandina E1, que é um potente vasodilatador. Normalmente a pressao arterial aumenta à medida que os vasos sanguíneos sofrem constrição – não relaxado – fazendo com que o coração bata mais para bombear o sangue através do corpo, causando o aumento da pressão arterial. O magnésio permite então um fluxo mais fácil para o sangue, resultando em uma pressão arterial mais baixa.

O magnésio é prontamente disponível em alimentos como ervilhas, feijões, cereais integrais, nozes, sementes, feijão, abóbora, brócolis, espinafre e frutos do mar. Avaliar a alimentação e suas fontes de magnésio fazendo os ajustes necessários para maximizar a ingestão do mineral é fundamental, determinando desta maneira a necessidade ou não de suplementos de magnésio. É fundamental ainda se avaliar a ingestão de cálcio, potássio e magnésio, estando em níveis ideais, para obtermos os melhores resultados.

Vale lembrar que os estudos realizados com relação a interpretação dos dados científicos até o presente momento, não olhou para os efeitos do magnésio de maneira isolada. O que fora avaliado na alimentação dos grupos em questão foi a alimentação rica ou não em alimentos fontes de magnésio – frutas, legumes, fibras e grãos integrais – sendo assim necessário mais estudos visando comprovar tal benefício como sendo exclusivo do magnésio.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa – Nutricionista.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: