O ácido linoléico conjugado (CLA) pode ser comercializado no Brasil?

Não. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o CLA não pode ser comercializado no Brasil, na forma isolada ou como ingrediente alimentar para ser adicionado em alimentos, devido à falta de evidência científicas que comprovem a segurança e eficácia de seu uso. A Anvisa acrescenta ainda que os efeitos adversos encontrados em estudos precisam ser melhor esclarecidos e entendidos, além de uma explicação entre os mecanismos de ação dos diferentes isômeros do CLA, que levam a distintas ações biológicas atribuídas à substância, e a interação em humanos.

O CLA é um grupo de isômeros do ácido linoléico (ômega-6), ou seja, pertence à família dos ácidos graxos poliinsaturados. Pode ser encontrado em carnes de animais ruminantes, aves, leite e derivados. Como é uma substância recentemente descoberta, não está clara a ação de sua composição e seus efeitos, mas estudos já encontraram maior efeito na redução da porcentagem de gordura corporal em comparação a placebo.

Porém, a Anvisa observou que os estudos já realizados com a substância recomendam uma quantidade exagerada em comparação ao que é consumido pela população (normalmente o consumo varia entre 140 mg a 1 g/dia). Daí a preocupação quanto à segurança de uso desses produtos. De fato, muitos estudos relatam efeitos colaterais no uso do CLA, como por exemplo, aumento da resistência à insulina, estresse oxidativo, redução do HDL-colesterol (lipoproteína de alta densidade), dentre outros.

Dessa maneira, os profissionais de saúde devem ficar atentos quanto à utilização de produtos que contêm essa substância e manter sua postura ética perante a lei.

Bibliografia (s)

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Informe Técnico nº 23, de 17 de abril de 2007. Esclarecimentos sobre as avaliações de segurança e eficácia do Ácido Linoléico Conjugado – CLA. Disponível em: ‘http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/23_190407.htm. Acessado em 13-12-07.

Leser S. Os Lipídios no Exercício. In: p.49-86. Biesek S, Alves LA, Guerra I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri,SP: Manole, 2005. p.49-86.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta