Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

O ácido linoléico conjugado (CLA) pode ser comercializado no Brasil?

Não. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o CLA não pode ser comercializado no Brasil, na forma isolada ou como ingrediente alimentar para ser adicionado em alimentos, devido à falta de evidência científicas que comprovem a segurança e eficácia de seu uso. A Anvisa acrescenta ainda que os efeitos adversos encontrados em estudos precisam ser melhor esclarecidos e entendidos, além de uma explicação entre os mecanismos de ação dos diferentes isômeros do CLA, que levam a distintas ações biológicas atribuídas à substância, e a interação em humanos.

O CLA é um grupo de isômeros do ácido linoléico (ômega-6), ou seja, pertence à família dos ácidos graxos poliinsaturados. Pode ser encontrado em carnes de animais ruminantes, aves, leite e derivados. Como é uma substância recentemente descoberta, não está clara a ação de sua composição e seus efeitos, mas estudos já encontraram maior efeito na redução da porcentagem de gordura corporal em comparação a placebo.

Porém, a Anvisa observou que os estudos já realizados com a substância recomendam uma quantidade exagerada em comparação ao que é consumido pela população (normalmente o consumo varia entre 140 mg a 1 g/dia). Daí a preocupação quanto à segurança de uso desses produtos. De fato, muitos estudos relatam efeitos colaterais no uso do CLA, como por exemplo, aumento da resistência à insulina, estresse oxidativo, redução do HDL-colesterol (lipoproteína de alta densidade), dentre outros.

Dessa maneira, os profissionais de saúde devem ficar atentos quanto à utilização de produtos que contêm essa substância e manter sua postura ética perante a lei.

Bibliografia (s)

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Informe Técnico nº 23, de 17 de abril de 2007. Esclarecimentos sobre as avaliações de segurança e eficácia do Ácido Linoléico Conjugado – CLA. Disponível em: ‘http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/23_190407.htm. Acessado em 13-12-07.

Leser S. Os Lipídios no Exercício. In: p.49-86. Biesek S, Alves LA, Guerra I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri,SP: Manole, 2005. p.49-86.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: