Mamãe, jamais ofereça mel para seu filho com menos de um ano de idade

A Food Standards Agency está lembrando a todos os pais para não alimentarem com mel seus filhos com menos de um ano de idade. Isso se deve a uma doença grave chamada botulismo infantil.

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. Um intestino imaturo não é capaz de combater as bactérias do botulismo, sendo desta forma o mel recomendado somente para crianças com mais de 1 ano de idade.

A nutricionsita da Food Standards Agency disse: “Para os primeiros seis meses do bebê, ele precisa somente de leite materno ou fórmula infantil e, embora seja tentador para muitas mães oferecerem mel para aliviar a tosse, é importante que saibamos que a doença é grave e que simplesmente não vale a pena arriscar a vida de seu filho”. Depois que introduzidos alimentos sólidos, vale lembrar que também não é necessário adoçar nenhum alimento, evitando desta forma a cárie dentária.

O botulismo infantil apesar de rara, é uma doença grave que provoca fraqueza muscular e problemas respiratórios, sendo que a grande maioria dos bebês necessitam de tratamento hospitalar. Embora a recuperação seja lenta, felizmente, quase todos os bebês se recuperam totalmente.

Nem todos os bebês que recebem mel irão desenvolver o botulismo infantil, mas, devido à forte ligação a esta infecção, os bebês com menos de um ano de idade não deverão consumirem o mel sobre quaisquer circunstâncias, mesmo misturado ou aquecido junto ao leite.

Texto: Vinícius Graton Costa, nutricionista.
nutricaosadia@yahoo.com.br

Deixe uma resposta