Mais uma maneira de se evitar o diabetes – Amamentando

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa – Nutricionista.


Novas mamães sabem que a amamentação pode ser fundamental para os bebês, proporcionando-lhes toda a alimentação necessária, bem como uma injeção de anticorpos e outras células que ajudam a construir o sistema imunológico. Evidencias agora sugerem que a prática de se amamentar pode manter as próprias mães.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriram que mulheres que amamentam têm metade da probabilidade de desenvolverem diabetes tipo 2, se comparadas as mulheres que não amamentaram. Isso é uma grande diferença estatística. Cientistas especulam que isso se deva ao fato de que a amamentação ajuda as mães a perderem a gordura abdominal durante a gravidez.

A gordura abdominal ou visceral é importante para o desenvolvimento do bebê em gestação, no entanto é prejudicial para a mãe se este continuar a aumentar após o parto. Uma vez que a gordura abdominal ou visceral esta intimamente vinculada a um maior risco de doenças metabólicas, como resistência à insulina e doenças cardíacas bem como o diabetes.

Esta pesquisa foi liderada pelo Dr. Eleanor Bimla Schwarz, da Universidade de Pittsburgh.

Deixe uma resposta