Luz azul e sono: qual é a conexão?

O sono é um dos pilares da saúde ideal. No entanto, as pessoas estão dormindo muito menos do que no passado. A qualidade do sono também diminuiu. O sono inadequado está associado a doenças cardíacas, diabetes tipo 2, depressão e obesidade ( 1 , 2 , 3 , 4 ).

O uso de iluminação artificial e eletrônicos à noite pode contribuir para problemas de sono. Esses aparelhos emitem luz de um comprimento de onda azul, o que pode levar seu cérebro a pensar que é diurno ( 5 ).

Muitos estudos sugerem que a luz azul à noite perturba os ciclos naturais de sono e vigília do seu cérebro, que são cruciais para uma saúde ideal ( 6 , 7 ).

Este artigo explica como bloquear a luz azul à noite pode ajudar no seu sono.

ME SIGA NO INSTAGRAM! CLIQUE AQUI!

Luz azul perturba seu sono

Seu corpo tem um relógio interno no cérebro que regula seu ritmo circadiano – o ciclo biológico de 24 horas que influencia muitas funções internas ( 8 ).

Mais importante, determina quando seu corpo está preparado para ficar acordado ou dormindo ( 9 ).

No entanto, seu ritmo circadiano precisa de sinais do ambiente externo – o mais importante, a luz do dia e a escuridão – para se ajustar.

A luz de comprimento de onda azul estimula principalmente os sensores em seus olhos para enviar sinais ao relógio interno do seu cérebro.

Tenha em mente que a luz solar e a luz branca contêm uma mistura de vários comprimentos de onda. Cada um deles possui uma quantidade significativa de luz azul ( 10 ).

Obter luz azul – especialmente a partir do sol – durante o dia ajuda a manter-se alerta enquanto melhora o desempenho e o humor ( 11 ).

Dispositivos de terapia de luz azul podem ajudar a tratar a depressão, e as lâmpadas azuis têm mostrado reduzir a fadiga e melhorar o humor, o desempenho e o sono dos trabalhadores de escritório ( 12 , 13 , 14 ).

No entanto, lâmpadas modernas e dispositivos eletrônicos – especialmente monitores de computador – também produzem grandes quantidades de luz azul e podem atrapalhar o seu relógio interno se você estiver exposto durante a noite.

Quando escurece, sua glândula pineal secreta o hormônio melatonina , que diz ao seu corpo para se cansar e ir dormir.

A luz azul, seja do sol ou de um laptop, é muito eficaz na inibição da produção de melatonina – reduzindo assim tanto a quantidade quanto a qualidade do seu sono ( 15 , 16 ).

Estudos ligam a supressão da melatonina à noite a vários problemas de saúde, incluindo síndrome metabólica, obesidade, câncer e depressão ( 17 , 18 , 19 , 20 ).

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: