Linha de Pesquisa: Guggul e Câncer

Guggul tem sido usado como um medicamento tradicional para uma variedade de condições de saúde. Há evidências de que os componentes ativos dentro desta planta têm atividade antioxidante e anti-inflamatória.

Pesquisa sobre câncer

Guggul não demonstrou tratar ou prevenir o câncer. O efeito potencial do guggul no câncer só foi estudado em animais e células até o presente momento.

É importante notar que muitas substâncias têm efeitos anticâncer nas células, até substâncias químicas tóxicas. Isso não significa necessariamente que eles tenham valor médico. Pelo contrário, a maioria das substâncias (naturais ou sintéticas) pesquisadas em células cancerígenas não passa em outros estudos em animais ou em ensaios clínicos devido à falta de segurança ou eficácia.

Com isso em mente, os pesquisadores investigaram os efeitos do guggul em animais e células nos seguintes tipos de câncer:

Leucemia : Guggul impediu a proliferação de células de leucemia humana. Causou a morte celular pela ativação da c-Jun N-Terminal quinase (JNK) e supressão da via Akt nas células tumorais [ 31 ].

Câncer de cabeça e pescoço : Guggul interrompeu o crescimento celular em células humanas de câncer de cabeça e pescoço e matou células cancerígenas através da inibição de STAT3 [ 31 ].

Câncer de mama : Guggul reduziu a produção de MMP-9 e a invasão de tumores em células humanas de câncer de mama. Também reduziu a produção de receptores VEGF (VEGF R2) e a formação de novos vasos sanguíneos nas células endoteliais [ 31 ].

Câncer de esôfago : Guggul aumentou a atividade da Caspase-3 e a apoptose nas células cancerígenas do esôfago. Reduziu a formação e crescimento de tumores em camundongos [ 31 ].

Câncer de pulmão : Guggul reduziu a produção de NF-kB e inibiu a degradação de IkB (inibidor de NF-kB) em células de câncer de pulmão. Também suprimiu COX -2 , MMP-9 e VEGF , inibindo assim a proliferação e apoptose [ 31 ].

Câncer de pâncreas : Guggul suprimiu a FXR e reduziu a migração e invasão de células em células de câncer de pâncreas humanas [ 31 ].

Câncer de próstata : Guggul produziu morte celular dependente de caspase em células humanas de câncer de próstata. Induziu a morte de células cancerígenas pela produção de JNK mediada por oxigênio reativo (ROI) [ 31 ].

Câncer colorretal : Guggul ativou as enzimas Caspase-3 e Caspase-8 e aumentou a morte celular em células de câncer de cólon humano. O tamanho dos tumores também foi reduzido em camundongos [ 31 ].

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: