LEITE X OSTEOPOROSE

O pH normal do sangue varia entre 7,3 e 7,4, sendo levemente alcalino. É nesta faixa que as funções orgânicas podem ter um “ótimo” desempenho.

Pelo processamento que os alimentos sofrem durante a digestão, eles podem gerar substâncias: alcalinizantes ou acidificantes.

ALIMENTOS ALCALINIZANTES

ALIMENTOS ACIDIFICANTES
Leite, açúcar, carnes, cafeína, gorduras, álcool e aditivos químicos contidos em alimentos industrializados.
Se o pH sangüíneo estiver ácido precisará ocorrer uma adaptação do organismo para equilibrar o mesmo. Além de gerar um estresse, ocorrerá uma maior excreção urinária de cálcio.

Nosso intestino é habitado por bactérias “boas e más”.
As más bactérias intestinais fermentam proteína e gordura mal digeridas, favorecendo um pH alcalino no intestino que prejudica o desenvolvimento e a manutenção das boas bactérias e diminui a absorção de minerais. No sangue, o consumo de proteína, gordura, açúcar, leite e derivados mantém um pH acidificado, dificultando a ação e utilização dos minerais, inclusive do cálcio, ao mesmo tempo que aumenta sua excreção renal.

As boas bactérias intestinais fermentam legumes, verduras e frutas mantendo um pH ácido intestinal, prejudicando o desenvolvimento de más bactérias e favorecendo a absorção do cálcio e dos outros minerais necessários para um bom funcionamento orgânico, inclusive manutenção da massa óssea. No sangue, o metabolismo de legumes, verduras e frutas mantém o pH levemente alcalino, ideal para que as reações orgânicas aconteçam, favorecendo a biodisponibilidade do cálcio e, conseqüentemente, sua fixação no osso, já que não precisa ser usado como tampão dos íons ácidos vindos da dieta.

Entenderam porque o leite não é tão bom assim para se evitar a osteoporose? Precisamos de cálcio e os alimentos verdes-escuros são os que oferecem maior utilização pelo organismo.
Se leite fosse bom o Brasil não seria um dos campeões em osteoporose!
Pensem nisso.

Fonte:
Minha foto

Ene Lins, SP, Brazil

Nutricionista, com atuação em Nutrição Clínica Funcional, mãe, esposa, dona-de-casa, que tenta colocar a Reeducação Alimentar (RA) na vida da maioria das pessoas que atende diariamente, e também na vida familiar e pessoal.

Quer conhecer o blog de Ene Lins? Clique aqui!

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta