Local de Atendimento Atual: R. Bernardo Guimarães 417

Uberlândia/MG

Tel. (34) 3255-1237

Atendimento das 08:00 às 20:00 - De segunda a sábado

Estacionamento Próprio

Buzine para abertura do portão

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Leite de Caju – Benefícios comprovados pela Ciência da Nutrição

O leite de caju tem uma consistência cremosa e rica em nutrientes. É carregado em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis ​​e outros compostos vegetais benéficos. O leite de caju pode substituir o leite de vaca na maioria das receitas. Pode aumentar a imunidade e melhorar a saúde do coração, dos olhos e da pele.

Carregado Com Nutrientes

O leite de caju contém gorduras saudáveis, proteínas e uma variedade de vitaminas e minerais. A maior parte da gordura dessa bebida altamente nutritiva vem de ácidos graxos insaturados que aumentam a saúde do coração e oferecem outros benefícios ( 1 , 2 ).

As variedades compradas em lojas podem ter diferentes quantidades de nutrientes se comparado as versões caseiras. Aqui está uma comparação de 1 xícara (240 ml) de leite de caju caseiro – feito de água e 28 gramas de castanha de caju – a 1 xícara (240 ml) de leite de caju comercial sem açúcar ( 3 ).

Os leites comerciais de caju são tipicamente fortificados com vitaminas e minerais e têm maiores quantidades de alguns nutrientes, em comparação com as versões caseiras.

No entanto, eles geralmente fornecem menos gordura e proteína e não incluem fibras . Além disso, as variedades compradas em lojas podem conter óleos, conservantes e açúcares adicionados.

Os leites de caju caseiros não precisam de ser tensos, o que aumenta o seu teor de fibra. Eles também contêm magnésio – um mineral vital para muitos processos corporais, incluindo função nervosa, saúde do coração e regulação da pressão arterial ( 4 ).

Todos os leites de caju são naturalmente isentos de lactose e podem substituir o leite de vaca por aqueles que têm dificuldade em digerir laticínios.

Versões caseiras têm menos proteína, cálcio e potássio do que o leite de vaca, mas gorduras insaturadas mais saudáveis, ferro e magnésio ( 5 ).

2. Pode aumentar a saúde do coração

Estudos associam o leite de caju a um menor risco de doença cardíaca. Esta bebida é rica em ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados . Consumir essas gorduras no lugar de outras menos saudáveis ​​pode diminuir o risco de doença cardíaca ( 6 ).

O leite de caju também contém potássio e magnésio – dois nutrientes que podem melhorar a saúde do coração e prevenir doenças cardíacas.

Em uma revisão de 22 estudos, pessoas com a maior ingestão de potássio tiveram um risco 24% menor de acidente vascular cerebral ( 7 ).

Outra revisão concluiu que a alta ingestão de magnésio , bem como os altos níveis sangüíneos desse mineral, diminuíram os fatores de risco para doença cardíaca, incluindo diabetes e hipertensão arterial ( 8 ).

No entanto, o leite de caju comprado em lojas tende a ser mais baixo em gorduras insaturadas saudáveis ​​para o coração, assim como em potássio e magnésio, do que em variedades caseiras.

3. Bom para a saúde ocular

Os cajus são ricos nos antioxidantes luteína e zeaxantina ( 9 ). Estes compostos podem prevenir danos celulares aos seus olhos causados ​​por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres ( 10 ).

Um estudo encontrou uma associação significativa entre baixos níveis sanguíneos de luteína e zeaxantina e má saúde retiniana ( 11 ). Comer alimentos ricos em luteína e zeaxantina pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma doença ocular que causa perda de visão.

Outro estudo mostrou que pessoas com a maior ingestão de luteína e zeaxantina – e os mais altos níveis sanguíneos preditos desses antioxidantes – tinham 40% menos chances de desenvolver DMRI avançada ( 12 ). Altos níveis sanguíneos de luteína e zeaxantina também foram associados a um risco 40% menor de catarata relacionada à idade em idosos ( 13 ).

Como os cajus são uma boa fonte de luteína e zeaxantina, a adição de leite de caju à sua dieta pode ajudar a evitar problemas oculares .

4. Pode ajudar a coagulação do sangue

O leite de cajú é rico em vitamina K, que é vital para a coagulação do sangue ( 14 , 15 , 16 ). Não receber quantidade suficiente de vitamina K pode resultar em sangramento excessivo.

Embora a deficiência de vitamina K em adultos saudáveis ​​seja muito rara, pessoas com doença inflamatória intestinal (DII) e outros problemas de má absorção são mais propensos a serem deficientes ( 16 , 17 ).

O consumo de alimentos ricos em vitamina K , como o leite de caju, pode ajudar a manter níveis suficientes dessa proteína. No entanto, um aumento da ingestão de vitamina K na dieta pode diminuir a eficácia dos medicamentos que afinam o sangue ( 18 ). Se você estiver tomando medicamentos para diluir o sangue, consulte seu nutricionista antes de fazer alterações em sua dieta.

5. Pode melhorar o controle do açúcar no sangue

Beber leite de caju pode ajudar no controle do açúcar no sangue – especialmente em pessoas com diabetes. Cajus contêm compostos que podem promover o controle adequado do açúcar no sangue em seu corpo.

Um estudo descobriu que um composto em cajus chamado ácido anacárdico estimulava a captação de açúcar no sangue circulante em células musculares de ratos ( 19 ).

Além disso, o leite de caju é livre de lactose e, portanto, tem menos carboidratos do que laticínios. Usá-lo no lugar do leite de vaca pode ajudar no controle do açúcar no sangue das pessoas com diabetes. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para entender melhor os benefícios do leite de caju no controle do diabetes.

6. Bom para a sua pele

Os cajus são carregados com cobre ( 3 ). Portanto, o leite derivado dessas nozes – especialmente o tipo caseiro – também é rico nesse mineral.

O cobre desempenha um grande papel na criação de proteínas da pele e é importante para a saúde ótima da pele ( 21 ).

Este mineral regula a produção de colágeno e elastina, duas proteínas que contribuem para a elasticidade e a força da pele ( 22 ). A manutenção de níveis ótimos de colágeno em seu corpo promove a saúde da pele, enquanto o colágeno inadequado pode levar ao envelhecimento da pele.

Consumir leite de caju e outros alimentos ricos em cobre podem aumentar a produção natural de colágeno em seu corpo e manter sua pele saudável e jovem.

7. Pode ter efeitos anticancerígenos

Estudos em tubos de ensaio sugerem que compostos no leite de caju podem impedir o desenvolvimento de certas células cancerosas.

Os cajus são particularmente ricos em ácido anacárdico, um composto que pode combater os radicais livres que, acredita-se, desempenham um papel no desenvolvimento do câncer ( 23 , 24 , 25 ).

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o ácido anacárdico impediu a disseminação de células de câncer de mama humano ( 26 ).

Outro mostrou que o ácido anacárdico aumentou a atividade de um medicamento anticâncer contra células cancerígenas da pele humana ( 27 ).

O consumo de leite de caju pode fornecer ao seu corpo ácido anacárdico que pode ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas.

No entanto, a pesquisa atual é limitada a estudos em tubo de ensaio. Mais estudos – especialmente em humanos – são necessários para entender melhor as potenciais propriedades anticancerígenas do caju.

8. Aumenta a saúde imunológica

Cajus e leite derivados deles são carregados com antioxidantes e zinco ( 3 ). Isso pode ajudar a aumentar a imunidade. Estudos mostram que nozes podem diminuir a resposta inflamatória em seu corpo e melhorar a imunidade, provavelmente porque são uma excelente fonte de antioxidantes e outros compostos que combatem a inflamação e a doença ( 28 , 29 , 30 ).

Além disso, seu corpo usa zinco para criar células imunológicas que ajudam a combater doenças e infecções. Este mineral pode também actuar como um antioxidante que pode parar o dano celular envolvidos na inflamação e doença ( 31 , 32 ).

Um estudo associou baixos níveis sangüíneos de zinco com aumento dos níveis de marcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa (PCR) ( 33 ).

O zinco no leite de caju pode ajudar a diminuir a inflamação em seu corpo e melhorar a imunidade.

9. Pode melhorar a anemia por deficiência de ferro

Quando seu corpo não recebe ferro suficiente, ele não pode produzir quantidades adequadas da proteína hemoglobina que ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio. Isso resulta em anemia e leva a fadiga, tontura, falta de ar, mãos ou pés frios e outros sintomas ( 34 ).

Um estudo descobriu que mulheres com baixa ingestão de ferro tinham cerca de seis vezes mais chances de desenvolver anemia do que aquelas com consumo adequado de ferro ( 35 ).

Portanto, obter ferro suficiente de sua dieta é importante para prevenir ou melhorar os sintomas de anemia por deficiência de ferro.

Como o leite de caju é rico em ferro, pode ajudar a manter níveis adequados. No entanto, seu corpo absorve melhor esse tipo de ferro quando consumido com uma fonte de vitamina C ( 36).

Para aumentar a sua absorção de ferro a partir de leite de caju, tente misturando-o em um smoothie com morangos frescos ou laranjas que contêm vitamina C .

Como fazer o leite de caju

Fazer leite de caju é incrivelmente fácil. Além disso, a versão caseira é mais concentrada e, portanto, contém mais nutrientes do que as variedades comerciais. Você também pode controlar quanto açúcar e outros ingredientes você adiciona.

Para fazer o leite de caju, mergulhe 1 xícara (130 gramas) de castanha de caju em água quente por 15 minutos ou em água à temperatura ambiente por 1 a 2 horas ou mais.

Escorra e enxágüe os cajus, em seguida, adicione-os a um liquidificador com 3-4 xícaras (720 a 960 ml) de água. Bata por 30 segundos a 1 minuto ou até ficar homogêneo e espumoso.

Você pode adoçar se desejar. Outras adições populares incluem sal marinho, cacau em pó ou extrato de baunilha. Ao contrário da maioria dos outros leites à base de plantas, você não precisa esticar o leite de caju através de uma toalha fina ou gaze. Você pode manter seu leite de caju em uma jarra de vidro ou recipiente na geladeira por até três a quatro dias. Se se separar, basta agitar antes de usar.


eBook Digital: Receitas de Leite Vegetal

Confira neste super eBook maravilhosas receitas que te ajudarão na produção de seu próprio leite vegetal, de maneira caseira, simples e muito saudável!

R$4,99


Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: