Incríveis Benefícios da Curcumina / Açafrão

Açafrão é uma especiaria popular conhecida pela sua cor amarela. Ela tem sido usado como erva medicinal na Índia há milhares de anos.

Açafrão contém curcumina, uma substância poderosa que foi estudada exaustivamente nos últimos anos (12 Fonte Confiável).

Combate a inflamação

A curcumina combate a inflamação ao nível molecular, bloqueando uma molécula sinalizadora inflamatória chamada NF-kB ( 13 ,14 Fonte Confiável).

É tão eficaz que foi comparado a medicamentos anti-inflamatórios em alguns estudos – sem quaisquer efeitos secundários importantes (15 Fonte Confiável16 Fonte Confiável).

Artrite Reumatóide

Por exemplo, num estudo em 45 pessoas com artrite reumatóide, 500 mg de curcumina por dia foram mais eficazes do que o medicamento anti-inflamatório diclofenac (17 Fonte Confiável).

Outros potenciais benefícios

A curcumina também tem inúmeros outros benefícios para a saúde . É um poderoso antioxidante, pode melhorar a saúde do coração e pode ajudar a prevenir o câncer (18 Fonte Confiável19 Fonte Confiável20 Fonte Confiável).

Curcumina e depressão

De acordo com um estudo, a curcumina também pode ajudar a combater a depressão. De fato, mostrou-se tão eficaz quanto o antidepressivo prozac (21 Fonte Confiável).

Combinação perfeita

No entanto, a curcumina é pouco absorvida, por isso é melhor obter um suplemento que contenha também piperina / bioperina, que demonstrou aumentar a sua absorção em 2.000% (22 Fonte Confiável). Se em sua casa, combine a cúrcuma com a pimenta do reino a fim de aumentar a biodisponibilidade (absorção). A pimenta do reino é rica em um flavonoide chamado piperina, que aumenta a absorção de outros nutrientes.

Quantidade recomendada

Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de 5 gramas, diariamente caso exista algum problema de saúde. O importante é a regularidade, que o açafrão faça parte da rotina alimentar.

Como usar

Quando a pessoa adquire a raiz inteira a orientação é usar as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos.

Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo. Isto porque há maior risco de engasgue. Ele pode ser misturado em qualquer tipo de líquido, como no preparo dos alimentos ou na confecção de molhos para salada. Vale misturar com azeite, óleo de coco, maionese, leite, iogurte, manteiga, etc.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta