Hipertensão arterial

É uma doença de alta prevalência, que atinge cerca de 15 a 20% da população adulta, com mais de 18 anos, e até mais de 50% em idosos.

O Consenso de Hipertensão Arterial divulga para os profissionais de saúde que o tratamento do paciente hipertenso deve ser instituído quando os níveis de pressão arterial forem iguais ou superiores a 140/ 90 mmHg. O tratamento tem inicio sem a utilização de remédios, apenas com orientações e controles de peso, ingestão de sal e bebida alcoólica, prática de atividade física regular, entre outros. Caso não surta efeitos significativos, o tratamento com remédios é iniciado e os cuidados acima citados são mantidos com grande importância.

Indivíduos com sobrepeso, principalmente aqueles que apresentam excesso de gordura na região abdominal, possuem maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como: diabetes, dislipidemia (altos níveis de colesterol e triglicérides) e hipertensão arterial.

A medida da circunferência da cintura, maior que 88cm para mulheres e maior que 102cm para homens, identifica indivíduos com maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Outra maneira de calcular esse risco é por meio da utilização das medidas do quadril e da cintura, a relação cintura quadril. Faça seu cálculo em nosso site e verifique sua classificação de risco!

Para proporcionar bem estar, saúde e qualidade de vida, os indivíduos hipertensos devem praticar atividade física regularmente, para manutenção do peso saudável, além de ter cuidados com a dieta, seguem algumas dicas:

Evite alimentos gordurosos e frituras, pois contribuem para o aumento dos níveis de triglicérides e colesterol sanguíneo;
Consuma fibras regularmente, boas fontes são alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.
Consuma com moderação alimentos com sal ou industrializados, que são ricos em sódio;
Substitua o sal e temperos industrializados sem perder o sabor!! Use e abuse de ervas finas e produtos naturais, como: cheiro verde, alho poró, hortelã, manjericão, sálvia, alecrim, orégano e molhos de iogurte para saladas.

Fonte: Qualyfood


Leia mais sobre “Associação entre Diferentes Indicadores de Obesidade e Prevalência de Hipertensão Arterial”,
clique aqui.

Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta