Hipertensão Arterial – Quais os alimentos devemos prestar mais atenção?

A Hipertensão é identificada por uma pressão sistólica do sangue de 140 mmHg ou acima e uma pressão diastólica do sangue de 90 mmHg ou acima.

É um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Além disso pode provocar danos a outros órgãos vitais do corpo humano como cérebro, rins e olhos. Em geral, a terapia anti-hipertensiva combina dieta, atividade física e remédios. Já foi estabelecida uma relação importante entre o consumo de sódio com a hipertensão. A dieta com baixo teor de sal é capaz de reduzir a pressão arterial na maioria das pessoas. Entretanto, o consumo elevado de sódio, somente interfere na pressão arterial se outros minerais, principalmente o cálcio, o potássio e o magnésio, (e também o fósforo, fibras, proteínas e lipídeos) estiverem abaixo do recomendado, de modo que é preferível se reeducar para manter uma ingestão em quantidades adequadas de Cálcio, Potássio e Magnésio, a limitar o consumo de Sódio.

Sabemos que o sódio é encontrado naturalmente em quase todos os alimentos que ingerimos, mesmo que o sal não seja adicionado durante a preparação ou à mesa, e ainda que não tenha sabor salgado. Porém, de acordo com último consenso brasileiro sobre hipertensão, pacientes adultos devem restringir a ingestão de sal a 4 gramas diárias, o que eqüivale a 2 colheres rasas de café.

O Cálcio tem recebido grande atenção pela ciência por apresentar efeitos anti-hipertensivos. A ingestão de 800mg/ dia de Cálcio proveniente dos alimentos reduz a probalidade de populações propensas de desenvolverem a hipertensão.

Alimentos ricos em cálcio: Leite e derivados (iogurtes, queijos, coalhadas, etc.)

Alimentos ricos em potássio: Feijões, ervilhas, vegetais de cor escura, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja.

Alimentos Permitidos: Carnes magras, fígado, frango, peru não defumado ou chester sem pele, peixes frescos (pescada, merluza, salmão, badeja, linguado, cação), queijo branco e ricota sem sal, leite e iogurte desnatado, ervas e temperos naturais, molhos caseiros, suco de frutas naturais e frutas in natura

Alimentos não Permitidos: Alimentos industrializados em geral, carne salgadas ou defumadas, charque, embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame, etc.), peixes salgados (sardinha, anchova, atum e aliche em lata, bacalhau, defumados, etc.), queijos amarelos e curados, queijos cremosos, temperos prontos, molhos industrializados, pimenta vermelha, missô, molhos à base de maionese, adoçantes a base sódio, conservas, bebidas alcóolicas, refrigerantes em geral (inclusive diet/light) milk – shake, bebidas energéticas, sucos artificiais

Alimentos Diuréticos: Erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia e maracujá. Chás: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas ( gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas

Evitar os Alimentos ricos em Sódio: pães fermentados ou roscas feitas com sal; Pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, Bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; Cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; Cereais secos; Bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; Pipoca salgada; Pickles; Batatas Chips; Embutidos: lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela;

Evitar sal de mesa. Depois do alimento pronto, não adicionar sal excedente;

Maneiras de reduzir o sódio no supermercado:

* Leia os rótulos cuidadosamente. Procure um produto similar com menos sódio, para a mesma quantidade; Evite comprar alimentos ricos em sódio; Alimentos processados e preparados contém grandes quantidades de sódio; Compre vegetais frescos e congelados, sem sal adicionado. Os vegetais enlatados são ricos em sódio porque o sal e adicionado durante o processamento para conservação; Evite preparações instantâneas, congeladas ou enlatadas; Procure ervas e especiarias exóticas, que você ainda não tenha experimentado.

Na cozinha : Reduza a quantidade de sal e temperos contendo sódio em suas preparações e receitas; Modifique a receita eliminando ou reduzindo a quantidade de sal;· Realce o sabor das receitas utilizando-se de ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho; Elimine o sal que você adiciona quando cozinha macarrão e arroz; Use ingredientes frescos sempre que possível.

Na mesa: Prove a comida antes de alcançar o saleiro. Se você está realmente comprometido em diminuir o sódio, nem mesmo coloque o saleiro a mesa. Com o tempo, você não irá sentir falta do sal extra que sempre adicionou; Tempere os alimentos com ervas frescas, suco de limão, vinagre e outros, para melhorar o sabor;· Use margarina sem sal; Cuidado com os condimentos comerciais como mostarda, cat-chup, molho de saladas e outros molhos;

No restaurante: Esteja familiarizado com os alimentos que são pobres em sódio e faça suas seleções desses itens; Escolha carnes grelhadas ou assadas; evite à milanesas, churrascos ou carnes com molhos; Fast Food são freqüentemente ricas em sódio. Evite-as ou escolha uma porção pequena; Solicite que todos os alimentos sejam preparados sem sal; Caso você coma uma refeição rica em sódio, balanceie o resto do dia com refeições pobres em sódio.

ALÉM DE MODERAR O CONSUMO DE SAL COMUM, ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO DEVEM SER EXCLUÍDOS DA SUA DIETA:

* Carne Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, paio, salsicha, lingüiça, salame, charque, carne seca, carne de sol e outros; Peixes processados e salgados: sardinha, atum, aliche, salmão, bacalhau; Alguns queijos: parmesão, roquefort, camembert, provolone, queijo cremoso; Temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho tártaro, extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyo), molho inglês, molho de salada; Patês: comerciais ou preparados com produtos ricos em Sódio; Bolacha água e sal, pães com cobertura salgada; Salgadinhos industrializados: Chips, amendoim. nozes salgadas; Margarina e manteiga com sal.

Texto: Vinícius Graton Costa – Nutricionista.
Agende sua consulta: (34) 3255.1237 – 3231.8655 – 3237.4430 – 9166.8484

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: