Anúncios

Governo e indústria discutem mudanças nutricionais em alimentos

A redução dos teores de gordura, sal e açúcar dos alimentos industrializados foi tema de reunião entre representantes do governo federal e da indústria. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participou do encontro, realizado nesta terça-feira, em Brasília.

As discussões são um desdobramento do acordo de cooperação assinado em novembro de 2007 entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). A entidade e seus associados também se comprometeram a colaborar em ações de saúde pública, como a campanha contra a rubéola, que vai de 9 de agosto a 12 de setembro.

De acordo com o IBGE, um dos reflexos do alto teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos é o sobrepeso, que atinge 40% das pessoas no país. A obesidade é um problema para 12,7% dos brasileiros. 30% da população são portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, entre 212 mil e 260 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente no Brasil com uma alimentação adequada.

Entre as ações da Anvisa, estão as discussões com as indústrias, no âmbito da Câmara Setorial de Alimentos, sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para redução do teor de sódio em alimentos. Para ajudar os cidadãos a se alimentarem melhor na hora da escolha dos produtos, a Agência disponibiliza o Guia de Bolso do Consumidor Saudável (PDF). Nele, há informações básicas sobre o tema, entre elas, o valor calórico dos alimentos e as quantidades diárias necessárias para se manter saudável.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: