Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Fatos da nutrição da pipoca: um lanche saudável e de baixa caloria?

A pipoca é um dos salgadinhos mais saudáveis ​​e populares do mundo. É carregado com nutrientes importantes e oferece uma variedade de benefícios para a saúde. No entanto, às vezes é preparado com grandes quantidades de gordura, açúcar e sal, o que pode levar a excessos. Por esta razão, é muito importante preparar a sua pipoca da maneira certa. Pode ser super saudável ou muito insalubre, dependendo de como você o prepara.

O que é pipoca?

A pipoca é um tipo especial de milho que “salta” quando exposto ao calor. No centro de cada núcleo há uma pequena quantidade de água, que se expande quando aquecida e, eventualmente, faz com que o núcleo exploda. O pedaço mais antigo de pipoca foi descoberto no Novo México e é dito ter mais de 5.000 anos de idade. Ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais popular. Tornou-se especialmente popular durante a Grande Depressão porque era tão barato.

Fatos da nutrição da pipoca

Muitas pessoas não percebem isso, mas a pipoca é um alimento integral , tornando-se naturalmente rico em vários nutrientes importantes. Muitos estudos associam o consumo de grãos integrais a benefícios para a saúde, como a redução da inflamação e a diminuição do risco de doenças cardíacas ( 1 , 2 , 3 , 4 ).

Este é o conteúdo nutricional de uma porção de 100 gramas de pipoca ( 5 ):

  • Vitamina B1 (tiamina): 7% do IDR.
  • Vitamina B3 (niacina): 12% do IDR.
  • Vitamina B6 (piridoxina): 8% do IDR.
  • Ferro: 18% do RDI.
  • Magnésio: 36% do IDR.
  • Fósforo: 36% do IDR.
  • Potássio: 9% do IDR.
  • Zinco: 21% do IDR.
  • Cobre: 13% do IDR.
  • Manganês: 56% do IDR.

Isso vem com um total de 387 calorias, 13 gramas de proteína, 78 gramas de carboidratos e 5 gramas de gordura. Essa porção também contém 15 gramas de fibra, que é extremamente alta. Isso torna uma das melhores fontes de fibra do mundo .

Extremamente Alto em Fibra

A pipoca é muito rica em fibras. Segundo a pesquisa, a fibra dietética pode reduzir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2 ( 10 , 11 , 12 ). A fibra também pode ajudar na perda de peso e promover a saúde digestiva ( 13 , 14 , 15 ).

A ingestão diária recomendada de fibras é de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. No entanto, a maioria das pessoas está comendo muito menos que isso. 100 gramas (3,5 onças) de pipoca contêm 15 gramas de fibra, o que ajuda muito a satisfazer suas necessidades diárias de fibra ( 5 ).

Comê-lo pode ajudar com perda de peso

A pipoca é rica em fibras, relativamente baixa em calorias e tem uma baixa densidade energética. Estas são todas as características de um alimento amigável para perda de peso . Com 31 calorias por xícara, a pipoca com ar comprimido contém muito menos calorias do que muitos petiscos populares. Um estudo comparou sentimentos de plenitude depois de comer pipoca e batatas fritas. Eles descobriram que 15 calorias de pipoca estavam tão cheias quanto 150 calorias de batatas fritas ( 16 ).

Por causa de seu baixo teor calórico, baixa densidade de energia, alto teor de fibras e aumento da saciedade, comer pipoca pode ajudá-lo a ingerir menos calorias e perder peso. No entanto, a moderação é fundamental. Mesmo que seja muito mais enchimento do que muitos outros salgadinhos , ele ainda pode engordar se você comer muito dele.

Pipoca de microondas pré-embalada pode ser prejudicial

Há muitas maneiras de aproveitar a pipoca, mas a mais conveniente e popular é a variedade de microondas pré-embalada. A maioria dos sacos de microondas são revestidos com uma substância química chamada ácido perfluorooctanóico (PFOA), que tem sido associada a uma variedade de problemas de saúde. Estes incluem TDAH , baixo peso ao nascer e problemas de tireóide, para citar alguns ( 17 , 18 , 19 ). Pipoca de microondas também pode conter diacetil, que é uma substância química encontrada no aroma de manteiga artificial. Embora o risco para o público em geral não tenha sido claramente identificado, estudos em animais continuam mostrando que a respiração em diacetil pode danificar as vias aéreas e causar doenças pulmonares ( 20 , 21 , 22 ). Muitas marcas de pipoca de microondas são feitas com óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans prejudiciais . Estudos associaram as gorduras trans ao aumento do risco de doenças cardíacas e outras doenças graves ( 23 , 24 , 25 ). Mesmo que certas marcas digam que estão livres desses produtos químicos, você ainda pode evitá-las, já que é tão fácil fazer sua própria pipoca saudável.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: