Anúncios

Excesso de Sódio e Déficit de Ferro em Alimentos de Transição


Estudo transversal, realizado entre junho de 2005 e setembro de 2006, com 78 lactentes (6 a 18 meses) distribuídos em dois grupos com condição socioeconômica alta ou baixa. Foi realizada análise química de amostras de alimentos de transição preparados no domicílio para o almoço. Determinou-se: proteínas, lipídios, hidrato de carbono, ferro, sódio e valor energético total. Foi estimada a ingestão alimentar diária, com base em dois inquéritos alimentares de 24 horas. Os cálculos dos nutrientes das dietas foram realizados com o Software NutWin e comparado com os valores de recomendação estimada de energia (DRI).

Resultados

As análises químicas revelaram que parcela das amostras dos alimentos apresentava baixo teor de energia em relação ao recomendado, tanto no estrato socioeconômico baixo (29,8%) como no alto (43,0%; p = 0,199). Todas as amostras analisadas, em ambos os grupos, apresentaram quantidade de ferro abaixo do mínimo recomendado (6,0 mg/100 g). Por outro lado, excesso de sódio (200 mg/100 g) foi constatado em 89,2 e 31,7%, respectivamente, das amostras dos grupos de baixo e alto nível socioeconômico (p = 0,027). De acordo com os inquéritos alimentares, a estimativa da ingestão energética foi maior que 120% da necessidade média estimada em 86,5% dos lactentes do grupo de nível socioeconômico baixo e em 92,7% do alto (p = 0,483). O almoço e o jantar forneceram 35,2±14,6 e 36,4±12,0% da energia, respectivamente, nos grupos de baixo e alto nível socioeconômico (p = 0,692).

Discussão e Conclusão

Os alimentos de transição preparados no domicílio para lactentes apresentaram baixo teor de ferro. Parcela expressiva das amostras apresentou quantidade excessiva de sódio, mais frequentemente nos alimentos preparados para os lactentes de baixo nível socioeconômico. Deve ser enfatizada a importância da qualidade nutricional dos alimentos de transição para o desenvolvimento de hábitos e preferências alimentares saudáveis, considerando que estes são formados precocemente.

Via RGNutri

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: