Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Entrevista com Fabiana de Almeida Murer

Fabiana de Almeida Murer
Especialista em Salto com Vara.
Atleta da BM&F, acompanhado pela RGNutri
ENTREVISTA

Quais são seus principais títulos e qual seu recorde pessoal?

Os meus principais títulos são: Vice- campeã do Golden League de Bruxelas, vice- campeã da Copa do Mundo, campeã do Super GP de Mônaco, 4x campeã do Troféu Brasil.

Atualmente estou em 4ª no ranking mundial de pontos da Federação Internacional (IAAF)

O meu melhor resultado foi 4,66m – recorde Sul-Americano. Consegui esse resultado no Super GP de Mônaco em agosto de 2006. Repeti esse resultado mais 2 vezes , uma semana depois em Bruxelas e em fevereiro deste ano em Paris.

Como você começou no salto com vara? Há quanto tempo você é atleta?

Comecei fazendo ginástica olímpica com 7 anos. Com 16 anos eu era alta para continuar na ginástica. Queria parar, mas continuar no esporte. Então fui fazer um teste de atletismo em Campinas, onde nasci. O teste era 50 e 1000 m de corrida e salto em distância. O meu resultado foi bom no teste, e o meu atual técnico estava lá e me perguntou se eu fazia algum outro tipo de esporte, eu disse que sim, ginástica olímpica.

Por ter feito ginástica olímpica, ele me direcionou para o salto com vara, pois já tinha forças nos braços, sabia ficar de cabeça para baixo e o biótipo para esse esporte.

Além disso, era uma prova que não tinha muitos praticantes, só a partir de 1992, que o salto com vara feminino foi oficializado.

Então foi assim que comecei com o salto com vara.

Conte-nos um pouco de sua rotina de treinos.

O meu treino possui 2 períodos:
O período de base: quando não estou em competição, serve para ganhar resistência, força, velocidade e técnica. São 6 horas por dia de treino, divididos em 2 períodos.

O período competitivo: quando estou em competição é só para manter os resultados que consegui no período de base. Dura em média 3 horas, pois preciso estar descansada para as competições.

Sabemos da dificuldade do atleta brasileiro viver apenas do esporte. Como você encara isto?

Hoje tenho sorte de estar no Clube de Atletismo BM&F, pois me dá todo apoio que preciso.

Que importância você dá para a nutrição no esporte que você pratica?

A nutrição é muito importante para o salto com vara, pois os treinos são intensos, com muitas horas e é difícil agüentar sem uma boa alimentação e reposição energética. Mas além do período do treino, tem a recuperação que depende muito da alimentação.

Quando você introduziu a nutrição na sua vida de atleta?

Já havia ido a outros nutricionistas, mas só quando a RG Nutri, começou a trabalhar com a BM&F, é que realmente comecei a seguir corretamente.

Conte-nos também sobre a sua alimentação no dia a dia?

Faço 5 refeições por dia (Café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Além disso, reponho carboidrato durante o treino. Me preocupo em estar bem alimentada para treinar e competir.
Evito frituras e doces, mas se tenho vontade de comer, como sem culpa, pois os treinos são intensos e é possível abrir exceções.

Como é o seu preparo alimentar para as competições?

O dia que antecede a competição procuro comer mais carboidrato e não tanta proteína e no dia, antes da competição também.

Você consome suplementos nutricionais? Quais?

Sim, carboidrato durante o treino.

Existe algum alimento que você goste muito e teve que excluir da dieta por causa do esporte?

Antes eu tinha o costume de comer mais frituras, hoje excluí da minha dieta e não sinto falta. Às vezes, quando viajo para outro país, tenho que comer o que tem, mas quando tem frituras eu como e acabo me sentindo mal. Pesa no estômago!

Além da preocupação que têm com a alimentação para a melhora do desempenho físico, você se preocupa também com a questão estética?

Sim, sou vaidosa, gosto de estar em forma, mas não tenho muito problema com a balança hoje em dia.

Como você concilia a dura rotina de atleta com a vida social e familiar? Você tem tempo para se divertir?

Para ser atleta, tem que abrir mão de algumas coisas, como sair a noite, beber bebidas alcoólicas, tem que viver longe da família.

Mas essa é a vida que escolhi e gosto disso. Não sou radical, acredito que tem hora certa para tudo. Por exemplo, as vezes é possível sair a noite, ir a alguma festa… Minha família mora em Campinas e eu em São Paulo, apesar das viagens e treinos, sempre que posso eu vou visitá-los.

Quando você não está treinando, o que gosta de fazer?

Sou bem caseira, gosto de assistir filmes, tomar sol na piscina, sair para jantar.

Quais os seus objetivos, no salto com vara, para 2007 e 2008?

Em 2007, agora em julho tem os Jogos Pan Americanos e temos grandes chances de conquistar uma medalha e estou treinando forte para isso. Em agosto tem o mundial de atletismo em Osaka no Japão.
Em 2008 pretendo estar no mundial Indoor (pista coberta) e realizar um grande sonho que é estar em uma Olimpíada.

Entrevista realizada pela Equipe RGNutri

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: