Entendendo mais sobre a Deficiência de Ferro

O ferro é um mineral essencial para nossa saúde. Ele é um grande componente dos glóbulos vermelhos, no qual se liga à hemoglobina e transporta oxigênio para as células.

Nós temos dois tipos de ferro.. vamos entender melhor então: Nós temos o ferro conhecido como FERRO HEME, este tipo de ferro é muito bem absorvido. Encontramos ele em alimentos de origem animal, como por exemplo a carne vermelha.

Já o outro tipo de ferro, é conhecido como FERRO NÃO HEME, já este tipo, é encontrado em alimentos na sua predominância, de origem vegetal. Ele no entanto não é absorvido tão facilmente quanto o ferro heme.

A deficiência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns no mundo, afetando mais de 25% das pessoas em todo o mundo (1 fonte confiável2 Fonte Confiável). Este número sobe ainda assustadoramente para 47% em crianças pré-escolares. Você entenda agora a importância que é levar seus filhos ao especialista? ao Nutricionista?

Pessoal, cerca de 30% das mulheres menstruadas também podem ter deficiência devido à perda de sangue mensal, e até 42% das mulheres jovens grávidas também tendem a apresentarem deficiência.

Além disso, os vegetarianos e veganos têm um risco muito maior de deficiência porque consomem apenas ferro não heme, que não é absorvido tão bem quanto o ferro heme (3 Fonte Confiável4 fonte confiável).

A consequência mais comum da deficiência de ferro é a anemia, causando muita das vezes indisposição, fadiga, cansaço crônico, comprometimento da função cerebral (memória e raciocínio), além de um sistema imunológico fraco. Vale lembrar que algumas mulheres mesmo com um fluxo menstrual baixo, tendem a apresentarem também baixos níveis de ferro no corpo. (5 Fonte Confiável6 ).

Deixe uma resposta