ENTENDA COMO FUNCIONA A CAFEÍNA EM SEU ORGANISMO

A cafeína é um estimulante natural encontrado em plantas de chá, café e cacau. Funciona estimulando o cérebro e o sistema nervoso central, ajudando-o a permanecer alerta e a prevenir o aparecimento do cansaço.

Os historiadores rastreiam o primeiro chá fabricado até 2737 aC ( 1 ). O café foi descoberto muitos anos depois por um pastor etíope que notou a energia extra que dava às suas cabras. Refrigerantes com cafeína chegaram ao mercado no final de 1800 e bebidas energéticas logo em seguida.

Atualmente, 80% da população mundial consome diariamente um produto com cafeína ( 1 ).

COMO FUNCIONA?

Uma vez consumida, a cafeína é rapidamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea. De lá, ele viaja para o fígado e é dividido em compostos que podem afetar a função de vários órgãos.

Dito isto, o principal efeito da cafeína está no cérebro. Funciona bloqueando os efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz com que você se sinta cansado ( 2 ). Normalmente, os níveis de adenosina aumentam ao longo do dia, deixando você cada vez mais cansado e fazendo com que você queira dormir.

A cafeína ajuda você a ficar acordado conectando-se aos receptores de adenosina no cérebro sem ativá-los. Isso bloqueia os efeitos da adenosina, levando à redução do cansaço ( 3 ).

Pode também aumentar os níveis de adrenalina no sangue e aumentar a atividade cerebral dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina ( 3 ). Esta combinação estimula ainda mais o cérebro e promove um estado de excitação, alerta e foco. Porque afeta seu cérebro, a cafeína é muitas vezes referida como uma droga psicoativa.

Além disso, a cafeína tende a exercer seus efeitos rapidamente. Por exemplo, a quantidade encontrada em uma xícara de café pode demorar apenas 20 minutos para chegar à corrente sanguínea e cerca de uma hora para atingir a eficácia total ( 1 ).

SEGURANÇA E EFEITOS COLATERAIS

O consumo de cafeína é geralmente considerado seguro. No entanto, é bom ter em mente que a cafeína é viciante e os genes de algumas pessoas os tornam mais sensíveis a ela ( 1 , 53 ). Alguns efeitos colaterais ligados ao excesso de ingestão incluem ansiedade, inquietação, tremores, batimento cardíaco irregular e problemas para dormir ( 54 ).

Demasiada cafeína também pode promover dores de cabeça, enxaquecas e pressão arterial elevada em alguns indivíduos ( 55 , 56 ).

Além disso, a cafeína pode facilmente atravessar a placenta, o que pode aumentar o risco de aborto ou baixo peso ao nascer. Mulheres grávidas devem limitar sua ingestão ( 55 , 57 , 58 ).

Finalmente, vale a pena notar que a cafeína pode interagir com alguns medicamentos.

Os indivíduos que tomam o relaxante muscular Zanaflex ou o antidepressivo Luvox devem evitar a cafeína, pois esses medicamentos podem aumentar seus efeitos ( 59 ).

 

Procurando por suplementos de cafeína? Use o CUPOM DE DESCONTO! Basta digitar DES10 para obter desconto adicional em suas compras! Frete grátis acima de R$170,00 para todo Brasil! CLIQUE AQUI!

ScreenClip

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: