É VERDADE QUE ÁGUA COM LIMÃO EMAGRECE? O QUE A CIÊNCIA DIZ.

A água limão é uma bebida feita de água misturada com suco de limão fresco. Pode ser apreciado quente ou frio. Este tipo de água é frequentemente associado a uma melhora da digestão, metabolismo e prevenção de doenças. Também muito se fala que ajuda a promover a perda de peso.

A água de limão é geralmente uma bebida muito baixa em calorias. Supondo que você aperte o suco de meio limão em água, cada copo de água limão conteria aproximadamente apenas seis calorias. (veja aqui o estudo)

Por esta razão, se você deixar de tomar bebidas como suco de laranja e refrigerante para beber então água limão, pode sim essa ser uma excelente alternativa para se reduzir as calorias e ajudar então na perda de peso.

Algumas evidências mostram que beber bebidas com baixas calorias com as refeições pode diminuir o número de calorias totais do dia. Em um estudo, 44 ​​mulheres realizaram suas principais refeições adicionando ainda uma bebida ricas em calorias e outro grupo  que por sua vez não ingeriu nenhuma bebida. Os pesquisadores então mediram as calorias totais ao longo do dia ingeridas. Eles descobriram que beber bebidas ricas em calorias, como o refrigerante, leite e sucos juntamente com uma refeição, não faziam as pessoas compensarem comendo menos. Em vez disso, o total de calorias consumidas aumentou , devido às calorias adicionadas da bebida. (veja aqui o estudo)

2

Manter uma hidratação adequada é essencial em tudo, desde a regulação da temperatura corporal até a melhora do desempenho físico (veja aqui o estudo)

Algumas evidências também sugerem que se manter hidratado pode auxiliar na perda de peso. A pesquisa indica que o aumento da hidratação pode aumentar a degradação das gorduras e aumentar a perda de gordura (veja aqui o estudo)

Se manter bem hidratado também pode ajudar a reduzir a retenção de água, o que pode causar sintomas como inchaço, infortúnio e aumento de peso (veja aqui o estudo)

Uma vez que a água de limão é composta principalmente de água, ela pode sim então ajudar a manter a hidratação adequada e consequentemente a possível perda de peso – mas principalmente em razão de auxiliar na hidratação do corpo.

Estudos mostram que beber bastante água pode potencialmente ajudar a aumentar seu metabolismo. Os pesquisadores sugerem que uma boa hidratação aumenta a função das mitocôndrias, um tipo de organela encontrado nas células que ajuda a gerar energia para o corpo. (veja aqui o estudo)

Isso leva a um aumento no metabolismo, o que pode levar à perda de peso subseqüente. A água potável também mostrou aumentar o metabolismo induzindo a termogênese, um processo metabólico em que as calorias são queimadas para produzir calor.

Em um estudo, 14 participantes beberam 0,5 litros de água. Verificou-se que a água potável aumentou sua taxa metabólica em 30% durante 30-40 minutos (veja aqui o estudo)

Outro estudo analisou os efeitos da água potável em 21 crianças com sobrepeso. Bebendo 10 ml/kg se verificou um aumento do metabolismo por impressionante 25% durante 40 minutos (veja o estudo)

Pesquisas que abordem exatamente o consumo de água com limão mais especificamente ainda é bastante limitado. No entanto, como a água é o principal ingrediente, provavelmente carrega os mesmos benefícios que por sua vez aceleram o metabolismo como água regular.

Estudo revelou que beber 0,5 litros de água antes do café da manhã diminuiu o número de calorias consumidas na refeição em 13% (veja o estudo)

Outro estudo descobriu que beber água com uma refeição diminuiu a fome e aumentou a saciedade durante a refeição (veja o estudo)

Devido aos seus possíveis efeitos benéficos sobre o metabolismo, a saciedade e a hidratação, algumas evidências sugerem que a água (incluindo água de limão) poderia aumentar a perda de peso. Em um estudo, 48 adultos foram designados para duas dietas: uma dieta de baixa caloria devendo no entanto ingerir 0,5 litros de água antes de cada refeição. O outro grupo ingeriu a mesma dieta baixa em calorias no entanto não podendo beber água antes das refeições. No final do estudo de 12 semanas, os participantes do grupo que beberam água antes das refeições, perderam 44% mais peso do que os participantes do grupo que não beberam água antes das refeições. (veja o estudo)

Outras pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de água pode ajudar a estimular a perda de peso, independente da dieta ou do exercício. Um estudo de 2009 mediu a ingestão de água em 173 mulheres com excesso de peso. Descobriu que uma maior ingestão de água foi associada a uma maior perda de peso corporal e gordura ao longo do tempo, independentemente da dieta ou atividade física (veja o estudo)

3

A água de limão vem com muitos benefícios potenciais, desde a promoção da hidratação até o aumento da saciedade. No entanto, é importante notar que esses benefícios provêm de seu ingrediente principal – a água.

A água limão contém alguns nutrientes adicionais do suco de limão, como vitamina C e antioxidantes, mas é improvável que tenham algum efeito sobre o seu peso. Além disso, o efeito alcalinizante do suco de limão não tem efeitos claros sobre o peso. Dito isto, a água de limão pode ter alguns benefícios para a prevenção de cálculos renais , devido aos ácidos que contém (estudo 1, estudo 2, estudo 3)

A água limão é uma bebida altamente versátil e pode ser adaptada com base nas preferências pessoais. As receitas costumam adicionar o suco de pelo menos metade de um limão misturado com um copo de água. Para adicionar mais sabor, tente adicionar alguns outros ingredientes.

Algumas folhas de hortelã fresca ou uma polvilhada de açafrão são formas deliciosas e saudáveis ​​para apimentar um copo de água de limão. Muitas pessoas preferem começar o dia com um refrescante copo de água de limão, mas pode ser apreciado a qualquer hora do dia. Também pode ser consumido quente, como o chá, ou com alguns cubos de gelo adicionados para uma bebida fresca e revigorante.

Apesar das alegações de que a água de limão tem maiores benefícios quando consumidos em determinadas temperaturas, há pouca evidência para sustentar que isso faz a diferença.

CONCLUSÃO:

A água de limão pode promover a plenitude, apoiar a hidratação, aumentar o metabolismo e aumentar a perda de peso. No entanto, a água limão não é melhor do que a água regular o organismo quando se trata de perder gordura. Dito isto, é saboroso, fácil de fazer e pode ser usado como uma substituição de baixa caloria para bebidas com maior teor calórico. Desta forma, poderia potencialmente ajudar a promover a perda de peso e melhorar a saúde.

1

Compartilhe essa informação em seu Facebook! Clique no ícone abaixo do Facebook para republica-la em sua linha do tempo!

 

 

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: