Anúncios

Disposição para o dia a dia

Você se preocupa com a alimentação?
Toma café da manhã saudável todos os dias, mesmo quando está atrasado(a)?

Caso as duas respostas tenham sido “sim”… Parabéns, você está no caminho certo! Caso tenha respondido “não” para qualquer uma das questões, fique atento as conseqüências! E, em ambos os casos, confira abaixo as dicas para começar bem o dia e com muita disposição.

O café da manhã também é conhecido por desjejum, que segundo o dicionário Houaiss significa “o alimento que se ingere pela manhã para quebrar o jejum”.

Sabe-se que durante a noite o organismo continua funcionando e requer energia para exercer as atividades vitais, por isso a primeira refeição após acordar é fundamental para repor estas energias, melhorar o humor, aumentar a produtividade e a capacidade de raciocínio.

Mas atenção, além de ingerir alimentos é preciso se nutrir! Ou seja, se alimentar com qualidade e em quantidade suficiente para o corpo continuar trabalhando adequadamente.

De acordo com os princípios da nutrição, o desjejum é tão importante que deve representar, em média, 15% das calorias diárias recomendadas e ser composto por um alimento de cada grupo:
– Pães, biscoitos e cereais: fontes de carboidratos, que dão energia ao organismo. Prefira os integrais, pois são ricos em fibras e auxiliam no bom funcionamento do intestino.
– Derivados lácteos (leite, queijos e iogurtes): fontes de proteínas, cálcio e vitaminas A e B. As proteínas exercem função de construção, manutenção e reparação dos tecidos, já o cálcio atua na saúde dos ossos.
– Frutas e sucos: fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Também são ricos em fibras, que controlam os níveis de glicose e gordura no sangue – mais informações no texto O que há de novo sobre as fibras -.

Muitas pessoas cortam esta refeição com o objetivo de emagrecer, outras por conta da pressa, tomam refrigerantes ou comem salgados que não possuem valor nutritivo e são ricos em gorduras, como a coxinha. Qual hábito é incorreto?

Os dois são prejudiciais, pois a falta do café da manhã exerce efeito contrário, ou seja, ao invés de perder peso, o consumo de alimentos ao longo do dia é maior para compensar. Já o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras em jejum resulta em absorção rápida dos mesmos e pode causar pico de hiperglicemia.

Caso não consiga comer após acordar, comece o dia com líquidos nutritivos, tais como sucos, vitaminas de frutas com leite ou simplesmente leite puro, o que mais o(a) agradar. E capriche no lanche da manhã com frutas, pães e iogurtes. O importante é não deixar o organismo muito tempo em jejum!

Dra. Simone M. Zambroni, Nutricionista da Qualy Food
Área de atuação: Controle de Qualidade, Segurança Alimentar e Educação Alimentar

http://www.qualyfood.com.br/

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: