DIETA HCG

A #SBEM e a #ABESO emitiram semana passada um posicionamento em conjunto sobre o uso do HCG para tratamento da obesidade.

Segundo tais entidades, não há evidências científicas para que essa opção seja adotada, sendo potencialmente perigoso! ⁉️A “dieta #HCG” ganhou popularidade na década de 50, quando um médico chamado Albert Simeons iniciou um protocolo de emagrecimento baseado na combinação de injeções diárias de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) com uma dieta extremamente restrita, de 500 Kcal.

O HCG é um hormônio produzido na gravidez pelas células que formam a placenta e uma de suas funções é sinalizar o hipotálamo para mobilizar reservas de energia para a placenta. A ideia de sua utilização é que, com uma dieta restrita, as injeções teriam a capacidade de redistribuir gordura em regiões difíceis de serem eliminadas, tais como quadris, coxas e abdômen, sem causar fome ou irritabilidade. Parece mágica! 📚No entanto, a realidade é bem diferente! Segundo uma revisão publicada por Goodbar et al. (2013), “não existe evidência comprovando que o HCG reduz fome, altera a distribuição do tecido adiposo ou é mais efetiva que uma dieta de restrição calórica isolada”. Aliás, a utilização de HCG para emagrecimento não é aprovada pelo FDA (órgão regulador americano) e nem aceita pela comunidade médica, tanto que em 1976 os médicos que utilizavam tal procedimento foram obrigados a solicitar que seus pacientes assinassem um termo afirmando terem conhecimento que estavam injetando uma substância não aprovada pelo FDA e que tampouco tinha evidências de efetividade.

📚Segundo essa revisão, numerosos efeitos colaterais podem ocorrer com a utilização do HCG, sendo os principais: Dor de cabeça, alteração do humor, depressão, hipercoagulação sanguínea, síndrome da hiperestimulação ovariana, alteração de enzimas hepáticas, hipotensão, hipoglicemia, constipação etc. Ainda concluíram que o HCG não é efetivo para o emagrecimento, sendo que o fator que leva à perda de peso é a intensa restrição calórica a que os pacientes são submetidos, levando os pacientes a perderem sim um volume extremamente significativo de massa muscular.

🚫🚫🚫Em resumo: NÃO FUNCIONA E AINDA É PERIGOSO! SE PERDE MASSA MUSCULAR, AUMENTA A FLACIDEZ, BAIXA A IMUNIDADE, ETC.!

20011_975378385816528_7578983808375412366_n

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: