Dica de alimentos para tratar a inflamação

Há verdade no ditado “você é o que você come”.  Enquanto alguns alimentos podem piorar as coisas , há uma abundância de alimentos anti-inflamatórios saborosos que podem aliviar o inchaço, dor nos dedos e até mesmo os sintomas da artrite reumatóide (AR).

 azeite-023.jpg

1. Óleos bons

Se você ainda não começou a cozinhar com azeite , agora é a hora! É incomparavelmente rico em ácido oleico, um ácido graxo ômega-9 que ajuda a minimizar a inflamação. Use azeite de oliva extra-virgem para cozinhar e para temperar saladas. É bom para o seu coração e também para seu cérebro.

sustainable_fish_oil.jpeg

2. Peixe

A carne vermelha ganhou sua má reputação por um motivo. É maior em colesterol e sódio, o que pode desencadear inflamação. Para obter sua proteína, prefira os peixes – como salmão, atum – ricos em ácidos graxos ômega-3 , que também ajudam a reduzir a inflamação.

eu_atleta_coluna_cris_oleginosas.jpg

3. Nozes

Entre as refeições, experimente nozes . Algumas ótimas opções incluem:

  • nozes
  • amêndoas
  • avelãs

Eles também são ricos em ácidos graxos ômega-3 e são ótimas opções para lanches intermediários. Sementes de girassol também compartilham alguns desses benefícios das nozes.

frutas-no-gelo-3.jpg

4. Frutas

Você também pode tentar substituir salgadinhos processados ​​por uma variedade de frutas como:

  • maçãs
  • amoras
  • cerejas
  • abacaxi
  • framboesas
  • morangos

Os antioxidantes das frutas frescas e vegetais ajudam o corpo a combater os radicais livres que podem causar danos celulares.

alho-nutriela.png

5. Alho

Nosso poderoso amiguinho também ataca no departamento de alimentos saudáveis ​​e funciona muito bem para articulações inchadas, de acordo com este estudo de 2009 .

Combine o alho com as ervas para algumas melhorias deliciosas na sua culinária. E para a noite, use algumas folhas de hortelã para limpar a respiração. Elas vão ajudar seu inchaço também.

6. Ervas

As ervas são usadas há séculos para promover a saúde e a cura. Ervas frescas, como manjericão, tomilho e orégano são escolhas deliciosas para usar em sua cozinha, e podem ser uma grande fonte de antioxidantes. Uma revisão de 2010 mostrou que certas ervas, como curcumina e pimenta, têm compostos que podem combater a inflamação e reduzir a dor.

chocolate-amargo-magnésio.jpg

7. Chocolate

Felizmente, comer saudável não significa perder as coisas doces. Chocolate – sim, chocolate – que é pelo menos 70% de cacau puro é a escolha mais inteligente.

cha-de-camomila.jpg

8. Hora do chá

Além de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, o chá verde também promove uma luta anti-inflamatória dentro do corpo, de acordo com pesquisas . Beba quente ou frio e adicione um pouco de suco de limão para animar o sabor do chá – e chute os antioxidantes.

cozer-feijao-seco-1500x1004.jpg

9. Feijão

Tente trocar a proteína da carne por uma porção de feijão – cerca de 1 xícara contém 15 gramas de proteína. Eles não são apenas acessíveis, eles também são ricos em fibra e fitonutrientes, que ajudam a diminuir a inflamação.

Eles ainda têm ácido fólico e minerais importantes, incluindo:

  • magnésio
  • ferro
  • zinco
  • potássio

cebola-1508951722238_v2_1920x1275.jpg

10. Cebolas

As cebolas estão cheias de antioxidantes e podem de fato reduzir:

  • inflamação
  • seu risco de doença cardíaca
  • altos níveis de colesterol

11. Alimentos ricos em fibras

A fibra é conhecida por diminuir a proteína C reativa (PCR) , uma substância encontrada no nosso sangue que sugere a presença de inflamação. Alimentos ricos em fibras incluem:

  • grãos integrais
  • feijões
  • vegetais e frutas

O consumo de grãos integrais feitos com grãos integrais , como farinha de aveia , trigo , arroz integral , quinoa e farinha de trigo integral garantem um nível mais alto de fibras nutritivas. Mas se você tem uma alergia ao glúten , grãos inteiros feitos de trigo podem contribuir drasticamente para sua inflamação.

abacate.jpg

12. Abacate

Ao contrário da maioria das frutas, o abacate é rico em gordura monoinsaturada e rico em vitamina E – duas propriedades anti-inflamatórias ligadas a um risco reduzido de lesão articular observada na osteoartrite precoce. Comer abacates regularmente também pode contribuir para regular os níveis de colesterol .

Alimentos para evitar

Para manter a inflamação sob controle, evite alimentos processados, como carnes embaladas, biscoitos, salgadinhos e outros lanches. Estes são muitas vezes ricos em gorduras insalubres , sais e açúcares , que estão ligados à inflamação. Limitar sua ingestão de álcool também é importante, especialmente quando se toma certos medicamentos.

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: