Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Dicas de Alimentação para Redução dos Sintomas do Jet Lag em Atletas

Na maioria das modalidades esportivas, as competições oficiais e de maior importância acontecem em diferentes partes do mundo, fazendo com que os atletas de nível internacional realizem viagens intercontinentais com modificação de fuso horário. Essa modificação pode prejudicar a busca de bons resultados, devido à Síndrome de Mudança de Fuso Horário.

Essa síndrome, também conhecida como jet lag, trata-se de uma dessincronização do ritmo circadiano induzida por viagens que determinem uma mudança súbita do ciclo sono-vigília e de outros ritmos fisiológicos. Estes ritmos abruptamente deixam de estar em sincronia com o “novo dia”.

Nesse caso, o relógio biológico dos atletas estão sincronizados com o local da partida, que não coincide com o local da chegada, devido a troca de fuso horário e ao tempo da viagem.

Quando a viagem é feita ao longo de dias, como por exemplo de carro ou navio, o organismo tem tempo de se adaptar, e o faz muito bem. Por meio de transporte aéreo, no entanto, pode-se cruzar fusos horários mais rapidamente, e dessa forma o jet lag passou a se tornar um problema.

Os principais sintomas apresentados são fadiga, sonolência diurna e insônia noturna, o que promove redução da performance física e mental, prejudicando a concentração, resistência e movimentos precisos. Alguns sintomas gastro-intestinais como redução do apetite, dificuldade de digestão e náuseas também são bastante comuns.

Uma alimentação adequada nesta fase do atleta, pode contribuir para a redução destes sintomas. Para facilitar esta adaptação, é importante que se faça um Planejamento alimentar da viagem, onde se deve considerar o horário real da chegada e principalmente deve se atentar a adaptação dos hábitos alimentares comuns dos atletas ao local de destino.

É importante que a alimentação durante o período de permanência no local da viagem seja bem próxima do que já é comum aos atletas, o que minimiza a necessidade do organismo em se adaptar a digestão de alimentos incomuns e reduz o estresse da viagem, garantindo melhor digestibilidade, aceitação, saciedade e manutenção da condição física dos atletas.

Evidências científicas têm sugerido que as pessoas que viajam para um fuso horário diferente deveriam adotar o horário das refeições do novo local para ajudar a combater o jet-lag, podendo essa troca acontecer dois dias antes da viagem ou, no máximo, a partir do horário do embarque. Se uma companhia aérea oferece uma refeição em horário habitual do local que vai se deixar, é sugerido que não se consuma a refeição e que se opte por treinar o organismo a adotar o horário do seu local de destino, para que a adaptação ocorra mais rapidamente.

Até o momento, não existem recomendações específicas na literatura de nutrientes que possam diminuir os efeitos do jet lag, e mais estudos são necessários para se esclarecer tais questões.

Referências:

Reynolds NC Jr, Montgomery R. Using the Argonne diet in jet lag prevention: deployment of troops across nine time zones. Mil Med. 2002 Jun;167(6):451-3.

Reilly T, Atkinson G, Waterhouse J. Travel fatigue and jet-lag.
J Sports Sci. 1997 Jun;15(3):365-9.

Winget CM, DeRoshia CW, Holley DC. Circadian rhythms and athletic performance. Med Sci Sports Exerc. 1985 Oct;17(5):498-516. Review.

Site da internet: http://www.seniorsite.com.br/jetlag.htm. Acesso em 12/01/2006

Amaral, R. Dados actuais sobre a influência do síndroma de mudança de fuso horário (jet lag) na performance em futebol. Revista Digital – Buenos Aires – Año 9 – N° 63 – Agosto de 2003
Fonte: http://www.rgnutri.com.br/

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: