Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

CUIDADO COM OS LANCHES OFERECIDO NAS ESCOLAS!

A Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil anunciaram que crianças de até 12 anos não terão mais refrigerantes como opção nas escolas a partir deste segundo semestre. Para esta faixa etária serão comercializados apenas água mineral, água de coco, sucos com 100% de fruto e bebidas lácteas. Esta medida vale para as instituições que compram direto dos fabricantes e distribuidores. Para as que compram em outros pontos de venda, as empresas farão uma ação para os comerciantes se conscientizarem.

Esta novidade é muito bem-vinda, já que a obesidade infantil atingiu níveis alarmantes nos últimos anos. Hoje, em virtude dos maus hábitos alimentares, além do sedentarismo, a tendência é termos mais crianças obesas, abrindo as portas para as ‘doenças de adulto’, como o diabetes tipo 2, alteração do colesterol e hipertensão arterial.

Cada faixa tem suas necessidades nutricionais e, por isso, a quantidade de calorias e de alguns nutrientes deve ser adaptada. Outro ponto que deve ser analisado é a intensidade da atividade física. Quanto mais exercícios forem praticados, maior é a necessidade calórica. O lanche da escola, por exemplo, deve representar 15% das necessidades calóricas diárias, o que varia entre 150 a 250 calorias.

Na hora de escolher um alimento industrializado, o ideal é optar por aqueles com menos gordura e açúcar. Há algumas opções que são mais ricas nutricionalmente, com maior teor de fibras e com adição de vitaminas. De qualquer forma, não devem estar presentes na rotina da criança e tampouco na lancheira da escola sucos de caixinha, refrigerantes, bolachas e bolinhos com recheio ou cobertura.

Ainda em relação aos lanches da escola, sanduíches e sucos naturais devem ser priorizados. O ideal é que o lanche seja levado de casa, pois assim os pais têm mais controle sobre o que os filhos estão comendo. Conforme a criança for crescendo e tendo dificuldade de aceitar os lanches enviados, o diálogo é a melhor saída: conscientize seus filhos sobre o benefício da alimentação saudável e os riscos de uma dieta não balanceada.

A especialista descreve que as brincadeiras podem ser grandes aliadas para evitar o ganho de peso, principalmente se realizadas pelo menos 90 minutos por dia. Embora as brincadeiras estejam sendo colocadas em segundo plano, devido aos jogos de computador, videogame e da TV, os pais devem incentivar os filhos a brincar e a praticar esportes. Sempre que possível, devem brincar ou se exercitar junto com a criança, pois, além de estreitar os laços familiares, faz bem para a saúde de todos.

A brincadeira auxilia na perda de peso, no crescimento, no controle da ansiedade e melhora a autoestima. Toda atividade que leva a criança a se movimentar e a se relacionar com outras crianças é de grande valia para a saúde física e emocional.

Dicas para evitar que as crianças fiquem acima do peso

– Inicie as refeições principais sempre pelas saladas, legumes e verduras, antes dos itens principais;
– Não repita o prato principal;
– Evite excesso de doces, sobremesas e açúcar branco;
– Evite frituras e alimentos gordurosos;
– Não coma em frente à TV;
– Não “belisque” entre as refeições;
– Faça seis refeições por dia;
– Evite líquidos durante as refeições, principalmente, durante o almoço e jantar;
– Evite o refrigerante e as águas saborizadas. Prefira água, água de coco, sucos e chás;
– Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
– Pratique um esporte ou atividade física diariamente, no mínimo 30 minutos por dia e, se possível, ao ar livre. No restante do tempo livre, não fique parado, pois movimentar-se é fundamental.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

%d blogueiros gostam disto: