Como saber se sou resistente á insulina?

Existem várias maneiras de se determinar se você está apresentando resistência insulínica. Por exemplo.. altos níveis de insulina em jejum são fortes indicadores dessa resistência.

Um outra forma bastante precisa é através do Índice Homa (HOMA-IR) onde estimamos a resistência à insulina a partir da contagem dos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Também existem outras maneiras de medir o controle de açúcar no sangue mais diretamente, como poe exemplo em um teste oral de tolerância à glicose – porém este teste leva várias horas para ser feito e exige uma certa paciência por parte do paciente.

O risco de resistência à insulina nós sabemos que aumenta muito se você tiver excesso de peso ou obesidade, principalmente se você tiver grandes concentrações de gordura na região da barriga.

Uma condição da pele chamada de acantose, que diz respeito ao surgimento de manchas escuras na pele, também pode indicar resistência à insulina.

Ter baixos níveis de colesterol HDL (bom) e triglicerídeos elevados no sangue são outros dois marcadores fortemente associados a resistência insulínica.

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: