Como escolher um pão 100% integral?

Escolher o pão nosso de cada dia pode ser uma tarefa difícil! São inúmeros tipos de pães disponíveis nas gôndolas dos mercados: pão francês, pão de forma, bisnaguinha, sírio, wrap, pão alemão, pão sueco, croissant, e por aí vai.

Mas a maior confusão mesmo para a grande parte dos consumidores está na hora de escolher o pão integral. São diversas opções que parecem ser mais saudáveis: com chia, linhaça, aveia, sete grãos, nove grãos, doze grãos…

E SERÁ QUE TODOS ELES PODEM SER CONSIDERADOS UM PÃO INTEGRAL DE VERDADE?

COMO ESCOLHER UM PÃO INTEGRAL DE VERDADE? A RESPOSTA ESTÁ NO RÓTULO!

O rótulo é uma importante forma de comunicação com o consumidor. Para saber se o pãozinho que você escolheu levar para casa é integral mesmo, identifique no rótulo as seguintes informações:

LISTA DE INGREDIENTES

Por determinação da Resolução – RDC nº 259/02 da ANVISA, a lista deve seguir ordem decrescente de proporção, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último ingrediente o que está em menor quantidade.

Se o primeiro ingrediente da lista for “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, significa que o produto tem maior quantidade de farinha branca, refinada, do que os demais ingredientes que seguem, ou seja, esse pão não é realmente integral!

ScreenClip [2]ScreenClip

Alguns produtos trazem na embalagem a declaração “100% integral”, mas é sempre bom checar!

Além disso, busque pela lista de ingredientes, pães que não tenham adição de açúcar refinado. Se for para ter algum tipo de açúcar, dê preferência aos que usam açúcar mascavo, mel ou edulcorantes (adoçantes) na composição. Mas atenção redobrada aos que combinam mais de um tipo desses açúcares!

ScreenClip [3]ScreenClip [4]

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA

  • Ser feito com sete, nove ou doze grãos não garante um bom aporte de fibras no produto final. Por isso, procure na tabela nutricional essa informação! Opte por pães que ofereçam pelo menos 3g de fibra para 2 fatias (50g).
  • Para melhorar ainda mais sua escolha, olhe a quantidade de sódio na tabela de informação nutricional. Pães que contenham menos de 5% do VD (porcentagem do Valor Diário) são melhores opções! Se não encontrar, procure aqueles que chegam mais perto desse valor.
  • E por último, fique de olho na extensão da lista de aditivos químicos, como corantes, conservantes, estabilizantes, entre outros. Apesar de aumentar a vida de prateleira do produto, em excesso fazem mal à saúde!

Para saber se é um pão integral de verdade, siga esse CHECKLIST!

  • Não contém farinha branca na Lista de Ingredientes (“farinha enriquecida com ferro e ácido fólico)
  • É rico em fibras, segundo as Informações Nutricionais (≥ 3g a cada 50g do produto)
  • Não contém açúcar na Lista de Ingredientes, ou contém no máximo um dos seguintes tipos: açúcar mascavo, mel ou edulcorantes
  • Contém baixo teor de sódio, segundo as Informações Nutricionais (próximo de 5% do VD)
  • Não tem uma lista longa de conservantes e outros aditivos químicos dentre os Ingredientes.
Anúncios

Post Author: Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta