Como envelhecer de forma saudável

A expectativa de vida da população vem aumentando a cada ano, especialmente nos países em desenvolvimento. Estima-se que até 2050 a população de idosos vai triplicar, passando de 600 milhões para 2 bilhões de pessoas.

Envelhecer é um processo natural e ao qual todos estamos sujeitos. Entretanto, envelhecer não deve ser sinônimo de má qualidade de vida ou algo relacionado a coisas ruins, é possível sim fazê-lo de forma saudável e com qualidade.

São vários os aspectos que devem ser considerados para que o envelhecimento ocorra de forma saudável, desde a vida social e atividade física, até a alimentação, foco desta matéria.

Com o passar dos anos, ocorrem mudanças biológicas, que são resultados dos danos causados às células e órgãos ao longo da vida. Com isso, as células muitas vezes têm sua capacidade diminuída e então aparecem problemas comuns nessa faixa etária como a osteoporose.

Uma alimentação balanceada e variada durante toda a vida contribui muito para o envelhecimento saudável, mas alguns alimentos em especial podem ajudar. Veja quais são eles:

Vegetais verde-escuros:
São boas fontes de cálcio e devem ser consumidos regularmente. Ex: Brócolis, espinafre, agrião.

Vegetais e frutas amarelo-alaranjados:
São boas fontes de carotenóides, potenciais antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento, pois combatem os radicais livres. Ex: Cenoura, abóbora, manga, mamão e caqui.

Vegetais e frutas vermelhas:
Ricos em licopeno, um tipo de carotenóide que também atua no combate aos radicais livres e na redução do risco de câncer, especialmente o de próstata. Ex: tomate, melancia e morango.

Peixes:
Os peixes de águas frias são ricos em Ômega 3, um tipo de gordura que atua no fortalecimento do sistema imunológico e auxiliam na manutenção de bons níveis de colesterol sanguíneo. Ex: atum e sardinha.

Óleo de peixe:
São ricos em vitamina D, importante para fixação do cálcio nos ossos e no combate a osteoporose.

Leite e derivados:
Esses alimentos, além de proteínas, são excelentes fontes de cálcio e contém vitamina A. Porém, devem ser consumidos com cautela e de preferência os com menor teor de gordura. No caso dos queijos, por exemplo, os queijos amarelos (provolone, parmesão, queijo prato) são mais ricos em gordura e devem ser consumidos em menor quantidade.

Alimentos integrais:
Contêm fibras, indispensáveis para o bom funcionamento intestinal e importantes para auxiliar no controle dos níveis de glicemia e colesterol. Ex: aveia, arroz integral.

Agora que você já sabe quais os alimentos que podem ajudar você a chegar na terceira idade com muita disposição, aproveite essas dicas de alimentação aliadas a atividade física regular e uma vida socialmente ativa!

Matéria: QualyFood

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: