Como diminuir o hormônio DHT (DIHIDROTESTOSTERONA)

Para evitar os problemas relacionados a alta de DHT, existem muitas formas, algumas naturais e outras não, através das quais é possível diminuir os níveis de hormônio DHT no organismo.

– Bloqueio da enzima 5-alfa-redutase

A testosterona é convertida em di-hidrotestorena no organismo através da ação da enzima 5-alfa-redutase. Assim, uma forma eficaz de diminuir os níveis de DHT sem reduzir também os níveis de testosterona é por meio da inibição dessa enzima.

Existem inibidores da enzima 5-alta-redutase disponíveis como a finasterida e dutasterida. Eles atuam impedindo a conversão da testosterona em DHT.

Porém, esses medicamentos têm efeitos colaterais potenciais indesejados como redução da libido, problemas de impotência e ejaculação, além de aumento das mamas e maior sensibilidade na região.

– Inibição da testosterona

Outra forma indireta de diminuir a quantidade de DHT no organismo é inibindo a testosterona no organismo. Com menos testosterona, menor será a conversão em DHT e os seus níveis no organismo serão reduzidos.

Formas de inibir a testosterona incluem aumentar a quantidade de proteínas que se ligam à testosterona, evitando que ela fique livre para ser convertida em DHT. Um exemplo é a globulina de ligação a hormônios sexuais, cuja produção pode ser estimulada por alguns alimentos ou por um suplemento chamado de S-Equol. Porém, não há estudos que comprovem a eficácia desse método até o momento.

O consumo de alimentos como soja também simula efeitos do hormônio estrogênio no corpo, causando a redução da produção de testosterona.

Porém, pode não ser interessante regular um hormônio através do desequilíbrio de outro, já que a redução de testosterona pode causar sérias mudanças no corpo masculino.

– Redução de receptores andrógenos

Os receptores andrógenos são plataformas em que hormônios andrógenos como o DHT se encontram. Ou seja, quando a testosterona interage com a enzima 5-alfa redutase e é convertida em DHT, o DHT precisa se ligar a um receptor andrógeno da célula para surtir algum efeito no tecido. Se não houver receptores, o DHT não tem um lugar para ficar e tem seus efeitos reduzidos.

Um modo de reduzir os receptores andrógenos no organismo é ligando outra substância no lugar do DHT.  Existem bloqueadores de receptores andrógenos esteroidais e não esteroidais que são sintetizados através da produção de hormônios como a progesterona.

O bloqueador de receptores andrógenos esteroidal mais popular é a espironolactona. Porém, ele pode resultar em efeitos colaterais indesejados como o surgimento de características femininas no organismo masculino.

Quanto a opções não esteroidais, temos a flutamida, que apesar de se ligar de forma efetiva aos receptores andrógenos, tem efeitos colaterais graves como ginecomastia (crescimento anormal de mama em homens), redução da libido, sintomas de depressão e ansiedade e diminuição da produção de esperma.

– Alterações na dieta

Inclua alimentos ricos em substâncias como licopeno, antioxidantes, lisina e zinco, que são bloqueadores naturais de DHT.

O licopeno está presente em alimentos como tomates cozidos ou molho de tomate, cenoura, manga e melancia. Já alimentos ticos em lisina e zinco incluem nozes como amêndoas, amendoins, noz-pecã e castanhas de caju.

A lista de alimentos antioxidantes é muito extensa. Alguns exemplos incluem frutas cítricas, frutas vermelhas, aveia, azeite de oliva, chá verde, chá preto, açafrão e diversas verduras. Geralmente, as substâncias antioxidantes atuam retardando ou parando a conversão de testosterona em DHT.

Outra boa ideia é reduzir o consumo de açúcar, que provoca processos inflamatórios no organismo e aumenta a produção de DHT no corpo. Também é importante moderar a ingestão de cafeína. Essa substância, quando consumida com moderação, pode ajudar a reduzir a produção de DHT. Porém, quando usada em demasia, a cafeína pode causar desequilíbrios hormonais e desidratação, induzindo ao aumento da produção de DHT.

Suplementos de saw palmetto podem funcionar como bloqueador DHT naturalmente através da inibição da enzima 5-alfa redutase. Outro bloqueador DHT natural é o óleo de semente de abóbora.

– Alterações de estilo de vida

Mudanças de hábitos também podem ser importantes para a regulação hormonal. Exercitar-se de 3 a 5 dias por semana, por exemplo, te mantém longe do sedentarismo e ajuda a reduzir os níveis de estresse, que podem fazer com que o corpo produza mais DHT.

Para de fumar é outro passo importante que pode ajudar a reduzir os níveis de DHT. Isso porque o tabagismo pode aumentar os níveis de DHT e de outros hormônios, aumentando inclusive o risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens.

A inclusão de atividades relaxantes e prazerosas também ajuda a diminuir o estresse e impedir o aumento dos níveis de DHT no organismo.

Anúncios

Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: