Dr. Vinícius Graton - Complexo UMC / Rua Rafael Marino Neto, 600 - Karaiba, Uberlândia/MG

Uberlândia/MG

Ligue (34)3256-6300

Atendimento das 08:00 às 21:00 - De segunda a sábado

Procedimentos:

1 Consulta Inicial com 2 Avalições por Bioimpenciometria + 3 retornos

Para a sua comodidade e segurança:

Trabalhamos com todos os cartões.

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Como diagnosticar a anemia ferropriva?

A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é caracterizada quando os níveis sangüíneos de hemoglobina estão abaixo do normal, diminuindo, assim, o transporte de oxigênio para os tecidos e órgãos humanos. Pode ser causada pela perda excessiva de sangue (hemorragia), destruição da hemoglobina, ou deficiência da produção de hemoglobina. Como o ferro é um nutriente essencial para a formação da hemoglobina, sua ingestão e absorção insuficientes podem levar à anemia.

A deficiência de ferro acontece da seguinte forma: inicialmente há diminuição da ferritina sangüínea, que é uma proteína de reserva de ferro. Posteriormente, ocorre uma diminuição dos níveis de ferro sangüíneo e, como o ferro participa da formação da hemoglobina, se sua concentração estiver reduzida, haverá diminuição também da concentração de hemoglobina sangüínea. A partir desse momento, pode surgir a anemia ferropriva.

Alguns sinais e sintomas podem identificar a anemia, como: fadiga generalizada, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (principalmente na parte interna do olho e gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito “paradas”). Entretanto, somente o exame laboratorial poderá confirmar o diagnóstico da anemia ferropriva. Assim, é considerada anemia quando os valores de hemoglobina sangüínea estiverem abaixo de 11 g/dl para gestantes e crianças de 6 meses a 6 anos, 12 g/dl para mulheres e crianças de 6 a 14 anos e 13 g/dl para homens. Para crianças entre 6 e 59 meses é considerada anemia quando os valores estiverem menor que 11 g/dl, e gravemente anêmica quando estiver abaixo de 9 g/dl.

Os índices hematimétricos também podem ajudar no diagnóstico da anemia e incluem o volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corposcular média (HCM), concentração de hemoglobina corposcular média (CHCM). Todos eles estão alterados na anemia. O VCM, por exemplo, indica o tamanho das hemácias, que na anemia está diminuído (microcítica, abaixo de 83 mm3/eritrócitos). O HCM corresponde ao peso da hemoglobina na hemácia, que na anemia está abaixo de 26 pg/eritrócitos. O CHCM é a concentração de hemoglobina dentro da hemácia, e na anemia essa concentração está reduzida (hipocrômica, abaixo de 32 g de hemoglobina/dl de eritrócitos).

A ferritina é outro parâmetro que avalia a quantidade de reserva do ferro corporal. Sua concentração abaixo de 10 ou 12 ng/ml é considerada indicativo de depleção das reservas de ferro. Outros exames laboratoriais ainda podem ser analisados para contribuir com o diagnóstico, como contagem de reticulócitos, para avaliar a produção de hemácias; ferro sérico, dentre outros. Vários testes podem ser feitos devido à falta especificidade que muitos deles possuem.

Bibliografia (s)

Departamento de Atenção Básica (DAB). Atenção básica -Alimentação e nutrição. Anemia com Deficiência de Ferro. Disponível em:
http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/def_ferro.php. Acessado em 22/03/2006.

Ribeiro LC, Devincenzi UM, Sigulem DM. Compacta Nutrição. Anemia Ferropriva na Primeira Infância: Controle e Prevenção com Doses Intermitentes de Ferro Quelato Glicinato. Disponível em: http://www.pnut.epm.br/download_files%5CCompacta%20Nutricao%20Anemia.pdf. Acessado em 22/03/2006.

Ministério da Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Programa Nacional de Suplementação de Ferro.

Hadler MCCM, Juliano Y, Sigulem DM. Anemia in infancy: etiology and prevalence. J. Pediatr (Rio J). 2002;78(4):321-326. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000400012. Acessado em 24/03/2006.

Cardoso SP, Martins C. Interações droga-nutriente. Nutroclínica. 1998.

Anúncios
Website: nutricaosadia.com

Dr. Vinícius Graton é Nutricionista atuante na Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva. Em Uberlândia/MG atende na Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães 417 - Bairro Fundinho. Contato (34) 3255-1237 ou 3231-8655. Para Assessoria Online envie WhatsApp (34)98407-3617

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: